Indice do post
ToggleSe você não está cultivando Cannabis diretamente na terra, você vai ter que transplantar a maconha em algum momento. O transplante das plantas de maconha no cultivo nada é mais do que a transferência delas de um vaso para o outro.
Isso acontece porque o ideal é começar o cultivo em vasos pequenos, para depois fazer o transplante das plantas de Cannabis para vasos maiores.
Portanto, saber como e quando transplantar a maconha é fundamental para quem é grower e faz isso em vasos. Afinal, a planta não vai ter como se desenvolver suficientemente em um vaso pequeno. E também pode não ser tão bom assim começar em um vaso grande.
Isso é algo que ocorre com praticamente todas as plantas e com a maconha não é diferente. Então, bora aprender sobre mais essa técnica de cultivo. É um processo simples, mas que exige alguns cuidados.
Por que transplantar a maconha?
As plantas crescem mais rápido em vasos menores e por isso a maioria dos growers faz assim. Coloca as sementes germinadas em vasos menores ou até mesmo copos com um substrato para cultivar Cannabis.
Mas esses vasos menores podem ser mais suscetíveis ao excesso de água e alimentação. Além disso, conforme as plantas crescem elas vão aumentando seu sistema radicular, que vai se tornando maior e mais forte.
Chega uma hora que essas raízes preenchem completamente o volume do vaso, fazendo círculos ao redor do perímetro interno do recipiente. Com isso, crescimento vai diminuir e se tornar limitado. A planta vai se sufocar!
Ao transplantar para vasos maiores desde o início, podemos evitar que isso aconteça. O transplante garante que as raízes sempre tenham espaço para crescer livre e vigorosamente.
Por que não começar o cultivo de maconha com vasos grandes
É possível fazer isso e muitas pessoas começam com vasos maiores. Assim não precisam fazer o transplante da maconha. No entanto, um vaso grande com bastante solo que ainda não foi infiltrado por raízes representa um risco de encharcamento.
Além disso, vasos menores são mais fáceis de cuidar, principalmente nas primeiras semanas quando as plantas são frágeis e mais fracas, já que não possuem raízes.
Mas, se mesmo assim optar por começar por vasos grandes, tome cuidado com a rega durante esses primeiros dias e semanas.
Quando fazer o transplante da maconha
A pergunta agora é: quando fazer o transplante da maconha. Bom, primeiramente é importante estar sempre de olho nela para observar alguns fatores. Não existe uma regra geral e isso vai depender de cada planta.
Uma boa ideia que muitos growers fazem e que costuma dar certo é manter as mudas em recipientes menores, como copos plásticos. Deixe elas lá até que tenham desenvolvido pelo menos três nós (ramos).
Após isso já pode transplantar elas para vasos um pouco maiores ou até o vaso final. Porém, se preferir, faça pelo menos transplantes. Um deles no período antes da floração para que ela cresça ainda mais antes de entrar na floração.
Normalmente, uma planta de maconha de fotoperíodo tende a ser transplantada de 2 a 3 vezes. Mas isso varia de cada cultivador(a) e caso.
Entenda mais sobre o fotoperíodo da maconha.
Como saber quando fazer o transplante da maconha
- Observe o tamanho da planta: Dá para ver quando uma planta está crescendo mais do que um vaso suporta. Observe o tamanho da planta.
- Desenvolvimento das raízes: Começar o cultivo em um copo ajuda a observar o crescimento das raízes. Elas podem ser um bom meio de saber quando transplantar a maconha. Se a raízes estiverem saindo do vaso é hora de fazer o transplante imediatamente.
- Rega das plantas de maconha: Se o vaso está secando muito rápido, provavelmente as plantas precisam de um espaço maior.
- Problemas de crescimento: A planta de maconha pode manifestar quando precisa de um transplante. Se você observar um crescimento lento ou uma aparência doentia das plantas em vasos pequenos, pode ser devido ao tamanho do vaso.
Como transplantar a maconha
Transplantar a maconha pode causar um pouco de estresse na planta. Por isso, é importante fazer o trabalho com cuidado para evitar esse estresse que pode travar o crescimento.
Além disso, quanto menos dano às raízes é melhor. É preciso ter calma com elas para que não se rompam ou danifiquem na hora do transplante.
Outra dica é não fazer o transplante durante o dia sob o sol forte ou sob uma luz forte das lâmpadas para cultivar Cannabis. Prefira fazer o transplante no período da noite para não expor as raízes à essa luz.
Já para evitar fungos ou outros problemas é importante estar com as mãos limpas ou até mesmo de luva para transplantar a maconha.
Passo a passo do transplante das plantas de maconha
Agora que você já tem mais informações sobre o transplante das plantas de maconha, vamos aprender como fazer ele passo a passo:
- Quando for transplantar mudas de maconha, regue-as 1 a 2 dias antes do transplante. O solo deve estar úmido, mas não molhado. Para transplantes posteriores, um solo mais seco ajudará o torrão a se unir.
- Já deixe o outro vaso maior preparado com o substrato dentro. Cave um buraco no centro grande o suficiente para a nova planta.
- É hora de virar! Cubra com a mão o vaso que está a muda (planta) de maconha. Segure a planta entre os dedos e vire o vaso de cabeça para baixo.
- Provavelmente o torrão inteiro com o substrato e da planta deve descer. Se o torrão não sair direito, aperte e dê leves batidinhas nas laterais do vaso para soltar o solo.
- Quando a planta com o substrato estiver livre transfira a planta para seu novo buraco em seu novo recipiente. Tente não perder nenhum pedaço e nem mesmo machucar as raízes.
- Preencha o novo vaso com o substrato até que a planta fique firme nele.
- Regue levemente a planta para que ela se adapta ao novo espaço. Pronto, você aprendeu a transplantar a maconha!
VÍDEO: Como transplantar a maconha
Se mesmo assim você ficou na dúvida sobre o transplante da maconha, assista esse vídeo abaixo no canal do Growroom no Youtube que mostra exatamente como fazer isso.
O que observar após transplantar a maconha
Depois disso tudo, pode ser importante ficar de olho para verificar se o trabalho deu certo. Observe se ela não vai manifestar qualquer tipo de sinal, como ficar murcha ou algo assim.
Também veja como está o crescimento, se ele não ficou estagnado. Se a planta parar de crescer é porque deu algo errado com as raízes na hora do transplante da maconha.
Transplante de plantas automáticas de maconha
E quem cultiva as sementes automáticas de maconha, deve fazer transplante? Tecnicamente é possível, mas não tem a mesma vantagem das plantas de fotoperíodo.
O motivo é que as plantas automáticas têm um ciclo de vida mais curto. Sendo assim, ela pode ter um estresse grande e demorar mais para retomar o crescimento após o transplante.
Quando se cultiva as plantas de fotoperíodo, elas tem um período de vida longo para se recuperar, mas nesse caso das auto quem cultiva perde tempo de crescimento.