WEST HOLLYWOOD, EUA, 20 jun (AFP) – O município de West Hollywood, na Grande Los Angeles, aprovou uma resolução que pede à polícia para não punir a posse de pequenas quantidades de maconha ou o fumo em locais privados, informaram nesta terça-feira autoridades locais.
O Conselho Municipal (Câmara de Vereadores) de West Hollywood, um exclusivo bairro de 35.000 habitantes situado entre Los Angeles e Beverly Hills, também conhecido como o setor gay da cidade, aprovou por unanimidade a resolução na noite de segunda-feira, com uma única abstenção, acrescentaram as fontes.
A resolução, que não tem valor de lei, entrou em vigor nesta terça-feira e pede à polícia de Los Angeles que não detenha adultos de posse de pequenas quantidades de maconha ou que fumem em áreas privadas, sem informar se estes locais seriam bares ou residências.
A resolução especifica também que será proibido fumar maconha em locais públicos e que serão mantidas as penas para menores ou traficantes de drogas.
A posse e o consumo de maconha são proibidos pelas leis americanas e da Califórnia. No entanto, uma série de consultórios médicos em Hollywood adota a maconha como remédio e é possível comprar alguns gramas da droga por dia com receita médica.
De acordo com o vereador de West Hollywood, John Duran, seu município não pretende adotar um decreto com valor regulamentar que contradiga as leis do país e do Estado.
“Não podemos votar leis contrárias às leis federais ou estaduais”, esclareceu Durán, representante deste setor de alto poder aquisitivo, onde vive um importante número de pessoas que trabalham na indústria do entretenimento.
“Mas podemos fazer saber que não consideramos o uso privado da maconha uma prioridade e que os policiais deveriam se dedicar à luta contra os crimes mais graves em West Hollywood”, afirmou.