Indice do post
ToggleQuem usa maconha está muito acostumado com ela: a larica. Essa fome que parece insaciável que acomete todos os usuários da planta.
A larica é um dos efeitos da maconha mais famosos. Inclusive, é uma das maneiras até mesmo de descobrir se uma pessoa fumou a erva, já que muitas vezes a larica é descontrolada.
E não tem como fugir dela. Afinal, a larica ocorre quando a erva entra em contato com o corpo e a ciência pode explicar como ela ocorre inclusive.
Então, já que não tem como escapar, que tal entender mais sobre ela? Bora!
De onde vem o termo “larica”?
A palavra larica já é muito disseminada na cultura canábica, mas também já é conhecida fora dela. Muitas pessoas costumam fazer piadas com o termo, perguntando para a pessoa que está comendo demais se ela está com larica.
Mas onde surgiu esse termo para explicar uma fome muito grande? Como qualquer gíria, não é tão fácil dizer onde tudo começou, mas a palavra está até mesmo no dicionário se referindo justamente à fome excessiva após uso da Cannabis.
A principal história sobre a origem do termo é de que uma portuguesa, que tinha o sobrenome Larica, oferecia a erva para seus clientes. Assim, eles ficavam com muita fome e queriam comer todos os doces que ela tinha.
Por conta disso, o sobrenome Larica teria se perpetuado e se tornado uma gíria para se referir a esse efeito da erva.
Outras fontes dizem que o termo começou com Charles T. Tart de 1971, que fez um dos primeiros estudos onde 150 usuários de maconha foram observados e seus desejos por doces foram anotados pelos pesquisadores.
Como ocorre a larica: a ciência explica
Já parou para pensar como ou por qual motivo a larica ocorre no corpo após consumir maconha? Com muitos estudos, já é possível ter uma noção científico desse efeito.
E existem várias explicações para essa fome toda. Primeiramente, já sabe que é o THC o canabinóide responsável por gerar a larica quando em contato com nosso corpo.
Segundo Gary Wenk, professor de graduação da Universidade Estadual de Ohio nos EUA, algumas áreas do cérebro controlam nosso humor, enquanto outras influenciam nosso apetite. E quando o THC atinge a área do cérebro que influencia o apetite, ele “estimula você a comer”.
Larica aumenta o peso?
Essa é uma pergunta muito comum entre usuários de maconha, mas segundo estudos que ainda não são totalmente conclusivos, a larica não faz ganhar peso.
Talvez você esteja se perguntado “como assim?”, afinal estamos falando de bastante comida. Mas a verdade é que as pesquisas têm mostrado que usuários ganham peso de forma mais lenta.
É claro que são necessários mais estudos. E isso também não significa que a maconha vai ajudar a perder peso ou que está liberado comer toda larica do mundo sem engordar.
O que pode se dizer é que não vai ser a larica da maconha que vai provocar esse aumento de peso.
Comestíveis de maconha dão larica?
E os comestíveis de maconha dão larica também? Será que se comer um brisadeiro vai dar mais fome ou vai saciar? Esse é outro questionamento frequente. Afinal, estamos ingerindo um alimento. Será que mesmo assim vai dar fome?
A resposta é sim. Os comestíveis ou edibles também vão gerar fome. E o motivo é simples: o THC também está presente. Inclusive ele vai ficar mais tempo no corpo do que se fosse fumado neste caso.
Portanto, mesmo fazendo bolo de maconha, brisadeiro, brownies ou outras receitas canábicas, a fome vem.
Dá para usar maconha sem ter larica?
Ao que tudo indica não. Porém, as pesquisas mostram que o THC é o principal responsável por esse efeito. Logo, usuários de extrações com CBD podem estar livres desse efeito.
Mas convenhamos que não tem nada melhor do que matar a larica com algo delicioso após fazer muita fumaça.
Dicas para uma boa larica
- Tente não exagerar.
- Coma alimentos saudáveis sempre que possível.
- Tente não comer só doces e porcarias nessas horas.
- Beba água também.
- Não esqueça de fazer exercícios no dia a dia para ajudar a eliminar essas laricas.
Misturas inusitadas
Algo muito comum também são as misturas inusitadas na culinária que podem surgir nessas horas. Existem muitos memes na internet ironizando isso e até mesmo séries e filmes já registraram cenas semelhantes.
E a verdade é que realmente nessas horas muitas combinações acabam ficando melhores. E é por isso que falamos que a única porta de entrada da maconha é a porta de entrada para a geladeira ou para o armário de comidas.