Indice do post
ToggleVocê provavelmente já viu uma maconha roxa. E não estamos falando daquele meme da “maconha prensada da flor roxa”, mas sim de flores ou folhas de maconha roxas.
Se não viu pessoalmente já viu por foto. E se não viu, a gente te mostra neste post. Mas a real é que sim, é possível que os buds ou a planta da Cannabis apresentem coloração roxa e existem motivos para isso.
Quer saber porque algumas espécies de maconhas ficam roxas? Chegou a hora de tirar essa dúvida frequente de quem cultiva ou consome a erva e gosta de aprender sobre o assunto.
Porque algumas maconhas ficam roxas?
Bom, não é tão difícil assim explicar porque a maconha fica roxa. Ela é uma planta e assim como outras plantas, ela possui antocianinas/flavonóides que são substâncias naturais que dão pigmento à essas plantas. Inclusive a Cannabis. Só que algumas genéticas têm mais e outras menos.
As antocianinas podem proporcionar outras cores além da roxa. Elas podem dar pigmentos de azul, vermelho, laranja. A Cannabis roxa fica assim por conta da sua strain que já possui mais antocianinas daquela cor. Mas nem todas genéticas são assim.
Mas isso também pode depender de como a planta é cultivada, já que além da strain existem outros fatores que podem ajudar nisso como a temperatura e até mesmo pH.
Quando as temperaturas estão mais baixas, a clorofila das plantas (que é verde) diminui e permite que as antocianinas se tornem mais presentes. Expor suas plantas de cannabis a temperaturas frias pode fazer com que as folhas mudem de cor. Mas apenas se você tiver uma cepa geneticamente programada para isso.
Imagine que assim como outras plantas e flores, a Cannabis pode mudar de cor conforme vai amadurecendo. E da mesma forma, pode manifestar novas cores ao ter noites mais longas e temperaturas mais amenas, como acontece no Outono.
Mas isso não quer dizer que basta colocar uma planta em uma temperatura mais amena que ela vai ficar roxa. Como falamos: a genética é fundamental para isso.
Antocianinas/Flavonóides deixam a Cannabis roxa
As Antocianinas são derivados de sais flavílicos, solúveis em água, que na natureza estão associados a moléculas de açúcar. São pigmentos pertencentes ao grupo dos flavonóides responsáveis por uma grande variedade de cores de frutas, flores e folhas que vão do vermelho-alaranjado, ao vermelho vivo, roxo e azul.
Mas não é só para tornar a maconha roxa que servem as antocianinas. Estudos mostram que as antocianinas fazem bem para a saúde sendo antioxidantes e anti-inflamatórias.
Essas substâncias naturais estão no Açaí, na Jabuticaba, no Morango, na Amora, e também na maconha.
O frio pode deixar a maconha roxa na floração?
Como falamos anteriormente, a temperatura do cultivo pode ajudar a deixar a maconha roxa, desde que ela já tenha essa pré-disposição a partir da genética. Isso acontece principalmente no período da floração, que é quando a planta passa mais horas no escuro (12h – 12h).
É por isso que é bem mais comum ver uma Cannabis roxa em forma de flor, do que ver as folhas roxas. No no período vegetativo da maconha, as plantas ficam exposta a mais horas de luz e uma temperatura mais elevada e por isso as cores não conseguem se manifestar.
Isso acontece porque um clima mais frio/ameno quebra a clorofila e permite que as antocianinas se tornem dominantes, dando às flores uma coloração roxa. Logo, expor às plantas de cannabis a temperaturas frias pode fazer com que as folhas mudem de cor se a strain permitir.
Em alguns casos, a strain faz isso sozinha mesmo, inclusive em cultivo outdoor quando não é possível ter esse controle da temperatura.
Como cultivar maconha roxa
Agora que você já sabe porque a maconha pode ficar roxa, que tal aprender a cultivar uma Cannabis roxa?
Primeiro, é preciso escolher uma genética que já tenha antocianinas que podem tornar essa planta de maconha roxa. Existem strains que são conhecidas por isso e vamos listar algumas delas logo abaixo.
Além disso, para ajudar ela a manifestar essa coloração, é possível ir diminuindo a temperatura gradativamente no período da floração. Mas é preciso controlar tudo e tomar cuidado para que ela não fique em uma temperatura fria demais que possa aumentar a umidade no cultivo e provocar mofos.
Níveis de pH influenciam na maconha roxa
Além da temperatura e da genética, as antocianinas apresentam cores quando expostas a diferentes níveis de pH.
Condições ácidas (baixo pH) podem proporcionar tons de vermelho. Condições alcalinas (pH alto) podem fazer com que pareçam mais próximos do azul.
Um pH neutro (médio) tem mais probabilidade de resultar em uma Cannabis roxa.
Mas vale lembrar que o pH tem muito mais funções além dessas e por isso é importante manter ele regulado conforme a genética exige.
Strains de maconha roxa
Chegou a hora de conhecer algumas genéticas de Cannabis roxa para cultivar em casa. É possível encontrar sementes dessa strains em bancos de sementes de maconha que vendem qualquer tipo de seeds para quem quer cultivar.
Dá para encontrar sementes da Purple Haze para comprar online e com entrega segura no Brasil. Confira no link.
Como vai dar para ver na lista, a maioria já vem com o nome “Purple” que em inglês significa roxo. E claro, a Purple Haze é a mais famosa delas, já que se popularizou na canção do Jimi Hendrix, que leva o mesmo nome.
No vídeo abaixo é possível aprender como comprar essa sementes. Ou se quiser saber mais sobre os tipos de sementes de maconha, acesse esse texto também.
Genéticas de Cannabis roxa
- Purple Haze
- Grandaddy Purple
- Purple Urkle
- Sour Grape
- Purple Space Cookies
- Lavender Jones
- Purple Kush
- Purple Diesel
- Blue Knight
Galeria de Fotos: Maconha Roxa
VÍDEO: Como comprar sementes de maconha roxa ou não
O meme do prensado da flor roxa
No verão de 2020, um meme circulou na internet, especialmente em páginas e grupos de Cannabis. Na foto, uma maconha prensada escura, praticamente preta. No áudio, o suposto vendedor dizendo que era o “prensado da flor roxa”.
Ele dizia que o prensado era dessa cor mesmo porque foi prensado de uma Cannabis roxa e que quem estava reclamando não entendia nada da erva. Mas a real é que era apenas um prensado velho mesmo e mal cuidado que virou meme junto com o áudio.
Se quiser fumar uma maconha roxa, aprenda a cultivar a sua própria. Não tem segredo e vai ter certeza que é da flor roxa.