Prezados membros da comunidade Growroom e demais pessoas interessadas,
Como a maioria de vocês sabe, no dia 26 de julho de 2006, o site Growroom saiu do ar, junto com o site da comunidade portuguesa Horta da Couve, devido aos problemas com a polícia de Porgutal. Até hoje, houve muita confusão a respeito do futuro e dos nós e dos nossos companheiros lusitanos. Mas os Growers de verdade, aqueles que têm como coração plantadas as sementes dos mesmos ideais que os nossos, tinham certeza que voltaríamos, como sempre fizemos.
Nos retiramos da WEB por medo de que legislação brasileira que até então vigorava, passasse representar um risco mais concreto do que o que sempre representou para os moderadores e administradores do Fórum. O ocorrido com o Horta da Couve, e uma série de boatos subseqüentes, nos fizeram ponderar muito quais deveriam ser nossas atitudes para garantir um retorno seguro.
A Legislação brasileira em vigor desde de outubro do ano passado, prevê, no seu artigo nº28 e incisos, que o porte, cultivo ou produção, para consumo estritamente pessoal não é mais uma atitude punível com encarceramento. Também descreve, no artigo nº18, e em todo o capítulo I, que as atividades de prevenção ao abuso de substâncias ilícitas são aquelas reduzem os fatores de vulnerabilidade e risco e promovem e fortalecem os fatores de proteção, tipificando assim a prática dos Redutores de Danos como uma atividade lícita, prevista em lei, e um direito do cidadão que consome substâncias psicoativas.
O Fórum, esse grande espaço de convivência para pessoas que usam cannabis, sempre teve o papel de buscar melhorar a vida dos seus freqüentadores, permitindo a eles o direito de compartilhar suas experiências e, com isso, buscarem soluções coletivas para os problemas comuns aos indivíduos. A experiência Growroom, como tem sido chamada na Academia, é considerada uma das experiências de maior sucesso para redução de danos entre usuários de cannabis. Na prática, o que se faz é permitir às pessoas maiores de 18 anos, que assumem que já são consumidoras de cannabis, freqüentarem um lugar onde podem trocar perguntas e respostas, textos, imagens, arquivos e principalmente experiências e informações seguras que os auxilie a melhorar suas relações com a planta e o consumo.
O Growroom então retorna num momento muito especial. No dia 12 de março, completamos 5 anos de nascimento, e somos agraciados com a contemplação de que nossa prática é legitima. Então, para comemorar o aniversário do Fórum em grande estilo, além do seu retorno temos algumas novidades:
Notícias: Para mantermos todos informados do que está acontecendo no Brasil, e no mundo, com relação aos diversos aspectos ligadas à Cannabis, estaremos disponibilizando agora o GrowroomBLOG, além de mantermos uma parceria com o Observatório da Cannabis, Blog de notícias e opinião a respeito do tema;
Vídeos: Para ampliar as possibilidades de interação entre os nossos usuários e as informações que lhes são úteis, também estaremos disponibilizando um espaço exclusivo para o compartilhamento de arquivos de vídeos;
Wiki: E para ampliar o acesso às informações essências sobre o auto-cultivo de maneira mais sistematizada e limpa, em breve estaremos concluindo o trabalho de alimentar com informações e dados o nosso sistema Wiki, que em termos operacionais já está pronto, para que ele possa servir como uma grande fonte para solucionar problemas e sanar dúvidas.
Gostaríamos de agradecer a todos que continuaram acreditando nesse trabalho, mesmo durante os períodos em que não pudemos demonstrar que continuávamos existindo.
Abraços resinosos e muito carinhosos, ===~
Equipe Growroom