Canadá é segundo país do mundo a legalizar maconha
Vender e consumir a erva cânabis deixou de ser crime nesta quarta-feira
Estadão Conteúdo
Chris Wattie/Reuters
Um cliente segurando uma embalagem de cânabis, deixando a loja Natural Vibe depois da maconha recreativa ser legalizada
Nesta quarta-feira (17), o Canadá passou a ser o primeiro país entre as sete maiores economias do mundo a legalizar a droga. O ativista canadense Dana Larsen passou os últimos quase 30 anos defendendo a legalização da maconha em seu país. Chegou a ser preso, fundou partido político, organizou referendo e passeatas, editou revista sobre o assunto, distribuiu milhões de sementes e hoje tem duas lojas que vendem a droga há dez anos.
O Canadá é o segundo país a legalizar o uso recreativo da cânabis, após o Uruguai, além de outros nove estados americanos, como Califórnia e Colorado. De modo geral, o modelo adotado é mais parecido com o do país sul-americano, já que prevê uma forte mão do governo na distribuição e limita bastante os produtos à venda, ao contrário de seus vizinhos nos EUA, onde empresas privadas controlam os negócios mais livremente.
A legalização foi anunciada em abril de 2017 pelo primeiro-ministro Justin Trudeau, e o governo federal está gastando 274 milhões de dólares canadenses (R$ 717 milhões) em esforços policiais e fronteiriços para impor novas leis e dissuadir motoristas de dirigir sob efeito da erva.
https://www.jcnet.com.br/Nacional/2018/10/canada-e-segundo-pais-do-mundo-a-legalizar-maconha.html