Ir para conteúdo

Rota - A policia que mata.

Guedzillaz

Recommended Posts

Rota 66, A História da Polícia que Mata – Caco Barcellos

Um leitor desavisado até poderia concluir: ‘Rota 66’ é um livro de ficção. Porém, a narrativa jornalística de Caco – mordaz, fria e incisiva - em ‘Rota 66’ é real até demais. O provável elo com a ficção poderia surgir do espanto de quem ainda não tomou conhecimento do poder abusivo e brutal dos policiais de elite. Eletrizante e verídico, ‘Rota 66’ narra os episódios quase macabros da polícia militar paulista com a dinâmica de filme policial e faro rastejador aguçado. Não uma crítica perfeitamente cifrada – apesar do autor indicar constantemente sua reprovação -, mas um panorama entristecedor de uma entidade policial que à surdina age de maneira dissimulada, irregular e predatória ao matar jovens, pela ótica doentia dos policiais, “suspeitos”.

Mapeando com precisão de lupa as pegadas dos coturnos-fatais da Rota, o livro é todo ambientado nas imediações da capital paulista. Não é novidade que periferias se constituem apetitosos cenários para a investigação (seja policial ou jornalística), mas, como Caco é um “jornalista que tem lado” (“o lado do povo” diria um amigo seu), seus relatos pendem para a afronta, como que defendesse ou bradasse por uma nação emudecida pelo abuso do poder policial. Indo mais ao fundo, o resultado (de 7 anos de pesquisa rigorosa) do livro é chocante ao provar, pelo relato da realidade, que a sociedade se constitui falida.

Hoje correspondente da Globo em Londres, Caco destina apenas parte de seu tempo à investigação policial do sub-mundo. A época de ‘Rota 66’, porém, data de sua militância social em profunda indignação com a somatória objetiva da violência (aquela do ‘violência + violência = violência’). Entre casos que se tornaram famosos (como do ator Pixote) e outros profundamente obscuros (em que policiais executavam quem quer fosse), o jornalista encarnava um fantasma a rondar por necrotérios, delegacias e vielas de favelas, anotando de maneira minuciosa o ato de covardia. ‘Rota 66’ cumpre seu papel jornalístico-documental, mas sua grande proeza é trazer à luz do dia a brutalidade de policiais que agiram impunes na calada da noite.

Rafael *****, se formando jornalista, crítico esporádico e frequentador assíduo do Growroom.net sob o codi-nome 'Guedzillaz'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom
Xiclet escreveu

i o kiko?

Colega Xiclet por gentileza respeite a critica do companheiro Guedzillaz perante ao livro, pois o mesmo apenas quis dar sua opnião e um otimo incentivo para que ler este trabalho do jornalista Caco Barcellos.

E tambem este negocio de o que eu tenho a ver com isto acredito que você nunca tomou um enquadro da Rota em SP, pois eu mesmo já tomei e nunca mais quero que aconteça.

Abraços.

Link para o comentário

Thomas escreveu

Colega Xiclet por gentileza respeite a critica do companheiro Guedzillaz perante ao livro, pois o mesmo apenas quis dar sua opnião e um otimo incentivo para que ler este trabalho do jornalista Caco Barcellos.

E tambem este negocio de o que eu tenho a ver com isto acredito que você nunca tomou um enquadro da Rota em SP, pois eu mesmo já tomei e nunca mais quero que aconteça.

Abraços.

Bom, eu escrevi uma msg depois da sua, mas a sua foi incrivelmente melhor.

Vc se mostrou um rapaz de respeito, obrigado pela força.

Moderadores apaguem meu comment, acima, por favor (em que falo do Xiclet).

Link para o comentário

• Usuário Growroom

100 maudade irmao!!

Thomas prazer irmao! ja levei enquadro da rota sim

2vezes por sinal

uma numa blitz de carro e a outra voltando da balada pro metro apè depois de um show de reggae

a na blitz foi sussa pq eu tava voltando do trampo e nao havia nada de errado nao curto mto policia (nd contra e nada afavor)mas nao posso mentir nesse dia os policiais da rota me revistaram e revistaram o carro e foram super educados pediram ate desculpa pelo encomodo depois do enquadro!

e o voltando do show foi perto do metro barra funda quando estava eu e mais um amigo meu os 2 lokao derrepende o 8tao na nossa cara mandando encostar na parede a inicio foi ate meio q assustador mas td normal eu tinha mais um beck muquiado num bolso secreto q tinha na minha cal;a e nos 2 estavamos na maior tabela o policia revistou e nao achou nada dai come;ou a fazer perguntas!!

tipo:

vcs fumaram?

de onde estam vindo?

bla,bla,bla

trocamos ideia di boa com os policiais eles deram um sermaozinho basico tipo q isso eh proibido e se eles pegaram eles levam preso e bla,bla,bla

dai depois liberaram agente e td normal gra;as a jah! (ah e td isso numa ruinha meia escura e deserta na madrugada)--(gelei quando vi q era rota ja veio td de ruim na minha cabe;a mas depois desse dia mudei esse meu conseito)

mas quero deixar bem claro q ja levei enquadro de pm normal ( vectra ) e ja levei uma sequencia de tapa na cara por causa simplismente da tabela!

no antigo bairro q eu morava havia um policial q o apelido dele com a galera eh de oclinhos e o cara tb era pm normal andava de vectra o cara era filho da puta batia sempre td mundo ja sabe q ele era assassino e havia matado 2 pessoas por intriga pessoal (o bairro todo sabia disso)

e sempre q tava a galera junto ele enquadrava e jogava na cara q ja tinha matado varios e nao custava matar mais alguns!!

quero dizer com isso tudo q no meu ponto de vista nao eh soh a rota q mata concordo com vc q a rota tem a maior fama ruim depois daquele massacre do carandiru mas quero dizer q tem pms q sao considerados cafe com leite e ja mataram mais do que qualquer policial da rota e ninguem bota muita fe neles!!

e posso garantir sao os piores!!

o ex noivo da minha prima trabalha no g.o.e e ele disse q nos numeros das pesquisas do ministerio publico a policia q mata mais e a civil!

tai.. irmao

100 maudade!

Link para o comentário

Xiclet escreveu

Thomas prazer irmao! ja levei enquadro da rota sim

2vezes por sinal

a na blitz foi sussa pq eu tava voltando do trampo e nao havia nada de errado nao curto mto policia (nd contra e nada afavor)mas nao posso mentir nesse dia os policiais da rota me revistaram e revistaram o carro e foram super educados pediram ate desculpa pelo encomodo depois do enquadro!

trocamos ideia di boa com os policiais eles deram um sermaozinho basico tipo q isso eh proibido e se eles pegaram eles levam preso e bla,bla,bla

dai depois liberaram agente e td normal gra;as a jah! (ah e td isso numa ruinha meia escura e deserta na madrugada)--(gelei quando vi q era rota ja veio td de ruim na minha cabe;a mas depois desse dia mudei esse meu conseito)

mas quero deixar bem claro q ja levei enquadro de pm normal ( vectra ) e ja levei uma sequencia de tapa na cara por causa simplismente da tabela!

no antigo bairro q eu morava havia um policial q o apelido dele com a galera eh de oclinhos e o cara tb era pm normal andava de vectra o cara era filho da puta batia sempre td mundo ja sabe q ele era assassino e havia matado 2 pessoas por intriga pessoal (o bairro todo sabia disso)

tem pms q sao considerados cafe com leite e ja mataram mais do que qualquer policial da rota e ninguem bota muita fe neles!!

o ex noivo da minha prima trabalha no g.o.e e ele disse q nos numeros das pesquisas do ministerio publico a policia q mata mais e a civil!

Mentira atrás de mentira. A Rota não dá batida - muito menos 'amigável' como a sua -, a Rota mata. Você provavelmente não morreu porque é playboy e se cagou todo pros caras. Teu comentário foi completamente parcial e infundado, não existe nenhuma outra espécie de polícia que, segundo estatísticas, tenha matado mais que a Rota.

Não existe policial café-com-leite e como prova de teu comentário ignorante, deixo a reflexão com você: quem mata mais, um PM com 100 mortes nas costas ou um café-com-leite que matou 2 e enquadra playboy em show de reggae?

Meu irmão, eu cresci na periferia. Amigos aqui do grow podem comprovar que é verdade. Lá não há policia amigável, eu já fui testemunha ocular de casos absolutamente brutais. O meu jornalismo me leva a circunstâncias que no passado já as experimentei e não quero repeti-las. Já tomei choque no ouvido de policial por portar meio baseado no bolso meu irmão. Tenha compostura na hora de bancar o fodão escrevendo 'i o kiko?'. Playboy não leva enquadro, a marca da tua roupa lhe é certificado de impunidade perante a mentalidade ignorante do poder nacional.

Aí depois você se esquiva dizendo que o enquadro foi 'di boa', de 'pm normal'. Você sabe a diferença entre ROTA e PM? Não, porque enquadro pra você deve ser status - 'ah, vou contar pros meus amigos que quase fui preso'. A Rota não dá 'sermãozinho', a Rota, no mínimo, lhe enfia um aparelho de choque no ânus, rapaz. A Rota não conversa, a Rota executa, assassina, tortura, extorse.

Não me venha botar banca por aqui, por favor.

NEXT!

Killernauta, o livro é perfeito, meu velho. Não há porque não comprar.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mesmo sendo carioca e frequentando Sampa raras vezes, já tive o desprazer de ser enquadrado pela rota numa operação, diga-se de passagem, cinematográfica... 2 Gol Gti idênticos com 5 cabeças cada um... placa do Rio e outro de Sampa... cercaram os carros depois de escoltarem a gente pela marginal até barra funda onde já tinha um bloqueio esperando por nós.

Passaram um pente fino nos carros... nem pediram doucumentos.. nem do carro nem o nosso. Liberaram a gente depois de 30 minutos de investigação policial.

Até hj não sei quem era o motorista do outro Gol Gti.

Como diz um amigo meu: Viver é perigoso seu moço!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Guedzillaz

vc ja levou choque no anus?

hauuhauhauhauhauha

vc fala tanto da rota q acho q no fundo tu curte a rota e quando ve uma viatura fica rezando pra ela te enquadrar neh!!

tipo aqueles boyzinho de alphaville q paga de bandido soh pq tomo enquadro!!

toma vergonha na cara rapaz!!

nao tenho culpa se vc sente uma atra;ao pela rota!!

e pra come;o de conversa aqui nao eh boy!! simplesmente tenho ideia pra trocar e nao gaguejo com policia!!

ao contrario de outros irmaozinhos q perdem a linha neh!!

humildade pra vc !

obs:::: e antes de falar besteira le direitinho meu post pq vc falou A+

e como sua propria assinatura diz continua o mesmo retardado de sempre!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

nao quero causar briguinhas nem stress aqui no grow q eu vejo como um espa;o util pra coisas uteis! (soh acho q devemos postar coisas mais uteis pra tds ives de qualquer besteira)...pra nao prolongar esse post bobo desde ja quero me desculpar por qualquer coisa!

e por favor nao me venha com mais JURUMELAS!

tenho dito!

e ponto final! .............................

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Xiclet escreveu

quero dizer com isso tudo q no meu ponto de vista nao eh soh a rota q mata concordo com vc q a rota tem a maior fama ruim depois daquele massacre do carandiru mas quero dizer q tem pms q sao considerados cafe com leite e ja mataram mais do que qualquer policial da rota e ninguem bota muita fe neles!!

O massacre do carandiru nao foi realizado pela rota, e sim pelo choque...

A rota tm a maior fama ruim pq eh a policia q mais matou (e acho q ainda mata)...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Caro Xiclet, tenho duas dúvidas:

Xiclet escreveu

e sempre q tava a galera junto ele enquadrava e jogava na cara q ja tinha matado varios e nao custava matar mais alguns!!

a rota tem a maior fama ruim depois daquele massacre do carandiru

1º) Vcs tomavam enquadro de um polical só ????

2º) Foi mesmo a Rota q invadiu o Carandiru ????? Tem certeza ????

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eh impressionante como tem gente com a NECESSIDADE de se sentir o malandrinho na INTERNET neh??

aqui nao eh forum pra pagar de malandro nao mano, nao vem com ideia errada

valeu pela dica mesmo guedz! com ctza vo da uma olhada nesse livro..

ah, e engracado vc botar seu nome verdadeiro aqui.. eheh

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Vamos esquecer a diferencas e aproveitar falar que a Rota que o bom prefeito Maluf colocou nas ruas para bater em nossos pais vai voltar se este canditato vagabundo voltar a prefeitura, assim eu não só coloco a culpa no Maluf e sim nas pessoas que tem a pachorra de votar nesses fulano...

Olha a capa do livro que doidera.

196552.jpg

Abraços.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu já li também, e recomendo. o texto do Caco é muito bom.

---

off:

só uma dica... quando for abrir um tópico desses, abre no board de Literatura.

assim vc evita essa turma que não quer discutir o livro em si, e fica nessa de quem é o mais 'perifa', etc.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ae Guedzillaz, valew pela dica.. vou da uma sakada nesse livro...

minha opiniao eh: Eh claro que existem policiais honestos (cof cof)...

Mas pra mim sao um bando de porcos fardados sem preparacao psicologica nenhuma seja qual raça eles sejam!!! [:

paz...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Esse livro é foda , uma história mais cabulosa que a outra...vale a pena ler mesmo!

A rota até hoje mata , mata mais discretamente hoje pq o mundo anda muito informado , mas ela ainda age nos guetos , atirando e perguntando depois.

Nunca tomei enquadro da Rota(ainda bem!) , mas todos que eu conheço que tomaram tem más lembranças.

tem gente que é sem noção mesmo...

Se o topico não te agrada , passa longe , assim como nós maconheiros sensatos tentamos passar da Rota !

Link para o comentário