Ir para conteúdo

Permanecer em silêncio pode? Pode !!!

mmonteiro

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Há algum tempo que eu me pergunto se a lei brasileira nos dá o direito de permanecer em silêncio quando interrogado por um oficial da lei. Imagine a situação: você é abordado por um polícial na quebrada e ele pergunta o que você estava fazendo ali, onde comprou o bagulho, etc. O que dizer?

Nada.

Hoje deixei de preguiça e fui pesquisar. Pra minha surpresa, descobri que a Constituição de 1988 garante o direito de permanecer em silêncio para não se auto-incriminar (Capítulo 5, Art. LXIII). A legislação processual penal (caduca), por outro lado, diz que isso acarreta "prejuízo da defesa".

Mas vale a Constituição - é o que dizem diversas decisões do Supremo sobre o assunto.

--------

Habeas Corpus nº 71.421-8-RS: Arquivo em .doc

Artigo no site Jus Navigandi

Busca no Google sobre o assunto

----------

Se você é da área, e por acaso eu estiver errado em minhas conclusões, me corrija. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

...por isso é bom andar com o cartão de algum advogado, pra mostrar e dizer:

"tudo bem, então vamos pra delegacia que lá eu ligo pro meu advogado e ele conversa com o senhor"

a maioria deles muda aatitude na mesma hora se você disser isso - é claro que sempre tem uma chance de dar errado. nesse caso, é bom que o seu advogado seja de verdade e que você tenha como pagar.

sabe, o Brasil está como está justamente pela nossa incapacidade de levantar a voz e exigir o que as leis nos garantem. 90% das abordagens policiais são ilegais em sua motivação e/ou procedimento.

por que isso continua? porque nós deixamos.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

concordo... uma vez eu tava indo prum show e tinha um monte de figuras com a mao na parede, todos so de cueca...

isso é revoltante... mas passei pianinho pra num ter perigo de entrar na onda, ou coisa pior (eu tava de cima)...

porque nós deixamos, mas nao temos escolha, pq se eu vou reclamar meus direitos eles sao despresados, eu levo uma bifa, vou pra delegacia, ligo pro meu advogado, mó pala, nao dá em nada e o policial tah na rua no outro dia...

foda... :(

Paz...

Link para o comentário

• Usuário Growroom
mmonteiro escreveu

...por isso é bom andar com o cartão de algum advogado, pra mostrar e dizer:

"tudo bem, então vamos pra delegacia que lá eu ligo pro meu advogado e ele conversa com o senhor"

a maioria deles muda aatitude na mesma hora se você disser isso - é claro que sempre tem uma chance de dar errado. nesse caso, é bom que o seu advogado seja de verdade e que você tenha como pagar.

boa dica........vo até pega uns cartão de uns broders meu q acabarão de passar na OAB.....

Mas como o Hemp Slave disse, é bom tratar os cara com educação....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ah claro,isso sim,ja fui pego pela policia esses dias e tava eu e meus amigoas e uns conhecidos,daí um conhecido meu falou que não queria falar aonde tinha comprado e o Policial nem encistiu,bem que eu fiquei pensando,porra,pq o policial não fez ele falar?....então com esse topico agora fiquei sabendo da Lei!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não sei não viu?! Esse negócio de que as leis garantem o direito de ficar em silêncio é muito arriscado pra mim. Dificilmente vejo meus direitos serem atendidos no dia-dia, quem dirá na frente de um PM ignorante, revoltado, e corrupto...aqui em SSA pelo menos é assim, se vc não responder nada é arriscado a tomar tapa...murro...tiro...

PAZ

Link para o comentário

• Usuário Growroom

po, eh claro que vc nao vai ficar calado com cara de bunda na frente do pm..

vc pode dizer como o mmonteiro disse..

ehhehe vcs nunca ouviram akela frase nos filmes?

"vc tem o direito de ficar calado, tudo que vc disser agora pode ser usado contra vc no tribunal"

hehe e eh verdade, jah foi dito e repetido aki no grow...

VC NAO EH OBRIGADO A CRIAR PROVAS CONTRA VC..

mas na hora que for pego, se estiver errado cara..

seja o mais humilde..

" pois nem sempre eh inteligente peitar um fardado alucinado que te agride e ofende pra te levarrr, levar , levarrr, pra tevar alguns trocados.... " o rappa..

Link para o comentário

• Usuário Growroom

pera aí...deixa eu entender : ''vc pode dizer que nem o mmonteiro disse''

é pra ficar em silÊNCIO ou eh pra falar? Pq eu garanto que se vc for jogar essa conversa de advogado e tal quase nenhum cana vai cooperar contigo, é isso exatamente que diz na música que vc citou..não eh?!

E como eh que vc pode não estar ''errado'' se foi abordado?! Peraê, sei que pode acontecer, mas ta meio difícil num fórum de usuários! Não?!

Outra coisa, só fiz dar minha opinião que é a de NÃO correr esse tipo de risco... e não aconselho a ninguém tb... pq o tribunal é de rua!

compreende?

PAZ

P.S- quanto a letra do O RAPPA eu só tenho elogios! Aliás, para mim é a melhor banda de rock do Brasil atualmente.

Link para o comentário

OveRal escreveu

boa dica........vo até pega uns cartão de uns broders meu q acabarão de passar na OAB.....

Mas como o Hemp Slave disse, é bom tratar os cara com educação....

velho axo q rola de liga na abordagem mesmo no caso dele estar querendo te levar pra delegacia.. vc diz q eh um direito seu ter um advogado na delegacia no momento que vc chegar la..
Link para o comentário

• Usuário Growroom
Sublimanow escreveu

E como eh que vc pode não estar ''errado'' se foi abordado?!  Peraê, sei que pode acontecer, mas ta meio difícil num fórum de usuários! Não?!

a questão não é se é certo ou errado fumar maconha. a gente sabe que é ilegal portar maconha, assim como é ilegal o policial te forçar a dizer alguma coisa que te incrimine - por exemplo, onde você comprou o bagulho.
Link para o comentário

mmonteiro escreveu

a questão não é se é certo ou errado fumar maconha. a gente sabe que é ilegal portar maconha, assim como é ilegal o policial te forçar a dizer alguma coisa que te incrimine - por exemplo, onde você comprou o bagulho.
vc tem q falar q comprou onde todo mundo compra, com um cara que todos xamam de: "neguim" ou com um hippie maluco qualquer.. a céu aberto claro
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ficar em silêncio e aceitar a repressão e ficar do lado da maria vai com as outras...

Falar a verdade é ser diferente e verdadeiro...

-Eu fumei mesmo!

Independente da decisão a verdade significa muito, por que quem tem medo esconde a verdade.

Agora aonde comprou muda versão da estoria por que alem de você correr o perigo que o trafico impõe de manter o anônimato, tem o policiais que reprime para conseguir fatos//evidencias que comprovem que seu sistema esta errado.

Não vams ficar em silêncio e sim bater de frente com o errado e preconcetuoso.

Ate e abrazo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Hoje deixei de preguiça e fui pesquisar. Pra minha surpresa, descobri que a Constituição de 1988 garante o direito de permanecer em silêncio para não se auto-incriminar (Capítulo 5, Art. LXIII). A legislação processual penal (caduca), por outro lado, diz que isso acarreta "prejuízo da defesa".

Vc quis dizer "Art 5º Incisos LXIII" ! ! !

Tipo ... mostrar cartao de advogado pode ser uma boa ... outras eh vc conhecer algum policial e tals ... e falar que e amigo dele e tals ...

eu por exemplo tenho um +- parente Delegado ... tem o mesmo sobrenome e tudo ... entaum qnd me pegarem so mostro documento e digo que sou parente dele ... meu Primo anda com 4 adesivos de policia no carro ... nunca samos parados nem nada ... apenas em blites mas eles nem dizem nada so pedem documento ... mesmo qnd estamos BEBADOS os Policiais nunca dizem nada ( tem adesivos da Policia Civil, rodoviaria e da Pm o outro eu n lembro) !!

Mas se nada disso for possivel axo melhor ficar de boa e concordar com tudo que o sacana pedir UAHUHeuAHE

[]'s freelook Love Weed

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sempre que fui abordada por policiais, nenhum deles nunca me desrespeitou, e não é pelo fato de ser mulher, porque um policial já chamou uma amiga de puta, eu estava na hora e fui super respeitada, so falaram comigo o necessário, deu uma olhada na bolsa nada demais...

Acho que vai da maneira que você reagir,elatentoufaze o policial de otário dizendo que não estava fumando e se sentindo superior a ele, eu sempre fico calma e assumoo que estava fazendo e tento conversar com ele na paz..

Tem policiais que falam comigo na rua sem stress... A questão é: saber conversar.

Link para o comentário