Ir para conteúdo

Pelo fim da hipocrisia

Meriadoc

Recommended Posts

• Usuário Growroom

[esse post na verdade é antigo pra kct - 23/10/2003 pra ser exato - escrevi na época que ainda era admin aqui do Grow. Por algum motivo ele sumiu, então to repostando pra não ter link quebrado lá no "Conscientizando Maconheiros"]

Acredito que vou causar alguma polêmica e até revolta com o que vou dizer, já que o publico alvo é 100% de maconheiros.

Querendo ou não, rola um certo grau de hipocrisia (que pode em alguns casos, ser fruto de pura ignorancia) quando o assunto é a defesa da cannabis como droga natural, pura, mística, etc. Como se quiséssmos elevar a nossa droga de escolha a um patamar que nos exclui da categoria de drogados. Existe uma tendencia geral em inflamar ao máximo os efeitos benéficos da droga e de esconder - ou até finjir e "demonstrar" que não existem - os malefícios.

Quando sai uma matéria na midia mostrando que determinado mal associado a maconha é comprovadamente falso, somos os primeiros a distribui-la e usá-la ferrenhamente em todos os nossos argumentos, mas raro se vê alguem comentando deliberadamente um artigo comprovando um mal causado pela droga (como esse ultimo, sobre os espermatozoides). Isso eu percebo em todos os maconheiros que me cercam, bem como em mim, ja se tornou comportamento padrão. Eu me pego sendo hipocrita involuntariamente.

Isso precisas parar. Temos que descer do pedestal. Maconha não é uma droga especial, temos que nos livrar desse cunhão "uma droga natural não pode te prejudicar". Isso é totalmente errado, é lavagem cerebral. Claro que pode te prejudicar, e prejudica, como qualquer outra droga psicoativa ou não, natural ou sintética. Droga é droga. Afeta o seu organismo. Se for psicoativa, altera sua percepção, seu comportamento, seu espírito. Não se pode crer que o uso constante da maconha seja "ok", comparado ao uso da cocaína ou de ópio, ou o que seja. Existem usuários e usuários. A droga em si não oferece riscos a saúde, um mal relacionamento com ela (diga-se, abuso) sim.

Acredito que a principal razão pela maconha ser tida como droga pura, leve, e que não faz mal, é o fato de a consumirmos em seu estado natural, e isso realmente tem enormes vantagens em comparação a heroína, crack, cocaína, etc, todas essas sendo simplesmente o componente ativo isolado, o que por razões óbvias é muito mais tóxico do que a droga em seu estado puro (folha de coca, ópio, etc). Mas isso não nos dá o direito de proferir asneiras sobre a droga como se ela fosse a cura de todos os males e como se não houvessem riscos em seu consumo. Existe SIM o risco de dependencia, os danos causados ao trato respiratorio e a garganta são evidentes. Nenhuma pesquisa precisa me mostrar que em geral o uso iniciado muito cedo na vida pode atrapalhar no desenvolvimento.

É esse tipo de comportamento que só vem a piorar nossa imagem com os "caretas" e com a sociedade em geral. Somos defensores da cannabis, mas na hora de levarmos em conta os riscos, ignoramos ou fazemos vista grossa. Devemos parar de defender nosso direito de consumir nossa querida erva? Claro que não. Devemos para de defender a cannabis como nossa droga de escolha? De jeito nenhum. Mas se queremos ter nossas opiniões e argumentos respeitados entre caretas e usuários de outras drogas, devemos nos ater a realidade (fatos, pesquisas sérias) e não a qualquer besteira que falam na mídia ou a lendas urbanas criadas no mundo todo. Precisamos respeitar as outras drogas (e seus usuarios) e parar de fazer comparações ridiculas elevando sempre a cannabis como melhor droga do mundo. Cada um usa a droga que quer do jeito que quer. Se a pessoa for infeliz na escolha, a culpa é dela e não da droga.

Qualquer argumentação que não seja imparcial, que não mostre prós e contras, que não detalhe alternativas, exemplos e fatos, nunca será levada em consideração por pessoas sérias que realmente podem mudar as leis.

Ao consumir uma droga, seja ela qual for, defina seu objetivo e o que você quer dela. Entenda seus riscos e analise-os, mas não ingore-os e nem finja que não existem. O pior cego é aquele que não quer ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como a cervejinha que todos tomam e acham q tb nao faz mal a saude a maconha eh exatamente o mesmo. Vai depender de como seu uso e ministrado.

Exatamente como com as cervejas

APRECIE COM MODERACAO

Agora usar ou nao eh a escolha de cada um! E no meu ver acho q o direito individual de cada um deve ser respeitado.

Agora tenho um ponto que tb quero defender eh o de seu uso medicinal

Alem da canabis fazer mal, ela tb eh usada para o bem!

Sim! Eh uma droga que ajuda no tratamento de muitas doencas!!

Diferentemente do Crack, da cociana, do XTC, do LSD, e da cervejinha.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Perfeito

Um dos primeiros posts que li do Meriadoc numa board que agora foge na memória, dizia sobre como e o que a maconha representava para cada um.

Neste tópico ele dizia algo assim: A Cannabis, para mim, age como um catalizador de emocões, sentimentos e percepção (desculpe a sinopse), onde a interação droga x usuário, bem administrada, poderia ser benéfica e salutar.

Depois lendo vários tópicos e posts, no qual usuários vangloriavam fumar de 5 a 10 baseados por dia e viver normalmente... observei que a realidade não era bem por aí.

Devo concordar, que tudo em excesso faz mal a saúde, seja droga ou não, realmente não sabemos obter proveito nestas pequenas coisas, simples, qua a vida nos propõem e passam diante dos nossos olhos sem que percebamos a sua grandeza.

Na esfera sócio-política da questão, as aparências e as argumentações, apresentam peso em dobro quando o assunto é Cannabis:

Qualquer argumentação que não seja imparcial, que não mostre prós e contras, que não detalhe alternativas, exemplos e fatos, nunca será levada em consideração por pessoas sérias que realmente podem mudar as leis.

Particularmente Meriadoc, não vejo por que será polêmico este tópico, só os oprimidos e hipócritas irão sentir-se ofendidos em sua plenitude do alto de seus pedestais intangíveis.

Ao consumir uma droga, seja ela qual for, defina seu objetivo e o que você quer dela. Entenda seus riscos e analise-os, mas não ingore-os e nem finja que não existem. O pior cego é aquele que não quer ver.

Abraços,

Luchiano

Link para o comentário

isso nao é hipocrisia

po, eu tenho ideias feitas sobre a erva Cannabis

sei dos males que ela causa, como a diminuição na TESTOSTERONA (isso é realmente um puta BAD), mas é perfeitamente resolvido com um exercicio fisico diario que deve ser feito por qualquer um, que seja ou nao maconheiro.

a fumaça eh ruim... e causa inumeras doencas no sistema respiratorio

sou a favor de debater este assunto.

MAS NAO necessariamente, quando o assunto for legalizacao. (ou melhor, desproibicao)

os males nao sao motivos de proibicionismo.... pois sao feitos ao nosso proprio corpo.............

hipocrisia eh esconder que o proibicionismo vem dos interesses politicos e que ninguem esta nem aí pra nossa saúde

Link para o comentário

• Usuário Growroom

nao concordo nem um pouco.. deve -se sim elevar a patamares de alto escalão essa planta que evolui paralelamente a nossa cosciencia.. logico que ridicularizaremos usuarios de drogas antagonicas, a nossa droga demorou milhares de anos a partir de protoplantas a constituir seu bloqueador solar e demoramos milhares de anos para ritualizar e espiritualizar a alteração psicoativa.. resumindo: nao ha precedentes para a maconha..

cocainomanos e afins são meras cobaias de formulas q se sintetizam a menos de 200 anos..

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Primeiramente um abraço ao Grande Meriadoc, nada do que vou falar é pessoal, é claro. <_<

Acho importante este tipo de texto estar aqui, mas discordo em muito, apesar de concordar que a maconha psicoativa pode significar um problema para muita gente, inclusive a maioria da humanidade não gosta de seus efeitos psíquicos, o afastamento do Ego em uma sociedade de ególatras nem sempre é bem vindo.

Comer cenoura em quantidades vicia, não é psicoativa, mas vicia fisicamente; outras coisas viciam e não nem são ingeridas, pessoas cometem homicídios e às vezes até genocídios por estas outras coisas, o poder político-econômico-bélico é um caso clássico; brigas de amor também...

“O excesso faz mal, a carência também, o caminho do meio é o caminho da saúde.”

Com todo respeito, não acho que misticismo seja hipocrisia, que louvação e sacralização sejam idiotices e asneiras. O vinho é um caso típico de bebida sacralizada e de algo que pode fazer mal ou bem, e certamente pode levar à morte por overdose, provocando doenças incuráveis, enquanto que beber a outra bebida sacralizada, o bang, nunca levou a casos de mortes ou mesmo doenças/seqüelas, em toda a história da Índia e da humanidade, e olha que a Inglaterra tentou provar a letalidade da erva sagrada.

Existem religiosos que usam compulsivamente a erva sagrada, aleluia; e pacientes medicinais também fazem uso intenso da erva, graças a Deus; o usuário recreacional é o que menos faz uso, salvo exceções. O artista que produz sob efeito canábico também usa bastante (eu!), mas fumada ela é prejudicial e por vezes viciante, mas o bang não induz ao hábito como a inalação pode induzir.

Qualquer outra planta que tivesse o poder de reduzir temporariamente a fertilidade masculina, sem causar teratogenia, sem danos ao sistema reprodutor, ser afrodisíaca e nunca provocar alergia ou choque anafilático, sendo mesmo o medicamento mais seguro e amplo, seria considerada uma planta sagrada, aliás, é uma planta sagrada, por estas e muitas outras graças concedidas! Obrigado, Jah! Aleluia a boa nova se espalhou pelos campos!

Abraços canábicos!

Obs:

Outra coisa é que é uma planta, não é uma droga; a papoula (papou-la?) é uma planta da qual se pode extrair o ópio e pode ser plantada em qualquer lugar, simplesmente porque tal qual a maconha algumas variedades não produzem efeito psicoativo e outras produzem; a nossa corriqueira nós-moscada também é vista com naturalidade, mas é um alucinógeno muito potente. Isto é hipocrisia.

Plantas de poder, seres complexos, não podem ser reduzidas à categoria simples de droga; apenas a presença da planta no ambiente já é capaz de harmonizar as energias, o banho de descarrego, o uso de incensos, a contemplação da presença sagrada, e toda uma série de rituais fazem parte do convívio espiritual com Deus, que nos presenteou com a erva sagrada.

A moral social é a moral da classe dominante, hipocrisia é o álcool ser incentivado em cada esquina e a maconha psicoativa estar proibida como crime hediondo, prendendo e torturando nossos irmãos. Hipocrisia é a ONU, as pessoas sérias que podem mudar as leis, omitir em no relatório científico que maconha faz muito menos mal do que álcool ou tabaco, assim como também cria menos dependência, ou nem cria, se pensarmos em dependência química, aquela que sem a droga o paciente morre, ou quase morre, como o álcool ou a heroína.

Hipocrisia reducionista é achar que dependência que psíquica seja doença quando relacionado a maconha, mas quando relacionado a Televisão não seja, quando relacionado ao jogo de azar seja doença, mas quando relacionado ao patriotismo não seja, que seja doença quando relacionado ao sexo, mas que não seja quando ao amor matrimonial; quanto a diversão seja, mas quando ao trabalho não seja, que seja doença quando relacionada ao prazer, mas quando a religião não seja. Tenho dependência psíquica da minha namorada, choro ao perdê-la, mas não choro ao ficar sem maconha, qual a maior dependência psíquica, qual me causa mais transtorno emocional? Estar apaixonado é doença?

Esta mesma ciência já descreveu o homossexualismo como doença, isto é hipocrisia; a Justiça dos homens já criminalizou a bruxaria (e ainda criminaliza), isto é hipocrisia; já criminalizou o sexo anal, isto é hipocrisia, criminaliza os maconheiros, isto é hipocrisia.

Impõem o álcool às populações, que morre miseravelmente com isto, e proíbem a melhor saída para o abuso de drogas pesadas, a maconha psicoativa, comprovada pelos redutores de danos e pela longa história da humanidade.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

esse é o ponto da questão...(isso tbm serve para a imprensa parcial e de meia verdades, que é a de nosso país)

parabéns pelo texto...posso não concordar com tudo, mas tenho que reconhecer que é equilibrado, racional e com argumentos, o que é o mais importante na minha opinião

Link para o comentário

Eu penso, além de outras formas, assim ó:

é uma comparação meio besta, mais é exatamente PRA MIM ocmo a erva deve ser usada

O ouro é valioso pois é raro certo ? Certo, e sempre será. Quanto mais raro mais valioso entao ... looooogo, quanto mais raro você fumar, mais valiosa vai ser a viagem! Sacaram ?

Fazendo só de final de semana vc nao contraria a bíblia (para os religiosos) pois nela o único mal da maconha é ser um prazer sem merecimento ... no final de semana todo ser humano merece um pouco de relax né!

E cara, vc sente a diferença ... quando fuma muito, começa a bater aquele desinteresse por outras coisas, vc só pensar em como coxar um cone, como virar aquele 3/1, como descolar aquele hax ... que nada! Quanto menos vc pensar, mais raro sera na sua mente, logo mais valioso também!

Tudo em excesso realmente faz mal, desde a maconha até o chocolate ou a TV! Saiba moderar..

Vi uma assinatura de algum membro aqui que deixei como lifestyle:

Antes de cultivar sua erva, cultive sua mente!

Que viagem ... mais é assim que funciona :D

Jah ! Ras tafar-I!

Irieee

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Hobbit Meriadoc, eu ja tinha lido este texto mas esqueci de comentar! rs..

Enfim, concordo em genero, numero e grau com seu texto, é uma coisa que eu ja havia notado e compartilho da sua opinião.

O maconheiro tende a ver a erva como a solução de todos os problemas...

...

Nao adianta querer tapar o sol com a peneira e fingir que familias nao sao destruidas por causa da maconha e que ela não é droga, faz bem e é remedio pra tudo..

Vamos abrir o olho e escutar o que os mais velhos e experientes tem a dizer, depois vc faz uma media com seu conhecimento e evolui suas ideias.. e nao ficar parado no mesmo mundinho de cristal que criamos na nossa cabeça e achar que tudo é 1000 maravilhas com a maconha..

Sempre com respeito para ser respeitado!

Entao galera, é como ta dito ae pelo kinky, cultive sua mente...

Temos que saber o que estamos consumindo, se nao mais cedo ou mais tarde vc afunda...

Pergunte a um cocainomano o que ele acha da cocaina e compare.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho que o pessoal deveria discutir mais sobre o assunto usuário x droga. Esse é um tema muito complexo e que deve ser apreciado com calma.

Não quero vir aqui e começar a discutir cada post deste tópico, mas posso dizer que o texto do nosso amigo Meriadoc está bem escrito e fala a verdade, pelo menos na maioria dele.

A maconha, como o cigarro, libera dopamina, o grande responsável pelo “relaxamento” do usuário e a sensação de bem estar. Sinceramente, ainda tenho dúvidas quanto à erva (quem não tem?), se ela é boa ou ruim, se faz bem ou mal ou se é sagrada ou não. O que sei é que, me atendo à realidade, posso ver que seu uso pode prejudicar sim o usuário, seja na sua vida pessoal ou pública.

Link para o comentário

• 4 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

concordo plenamente com o primeiro post, mta gente defende a maconha do jeito errado, não pensando que as pessoas que nunca fumaram ou não fumam mais pensam de uma maneira completamente diferente da nossa, pois aquelas que nunca fumaram não sabem oq realmente é a maconha e pra que ela é principalmente usada, e os que pararam de fumar em sua maioria sao aqueles que não conseguiram conciliar a maconha com a vida social/profissional e por isso acham que a culpa é da maconha, e não do jeito que eles usam... por isso não adianta chegar no meio de uma conversa onde estão todos bebendo por exemplo, e só tu fuma e falar que maconha é melhor que bebida ou que maconha é remedio, que o cara fica de boa e tal, acho q a defesa certa seria ler sobre o assunto, e falar sobre os beneficios que trazem pra TI mesmo, e também falar das coisas ruins, tentando as vezes comparar com outras "drogas" usadas e consideradas lícitas (q nao sao poucas), e que as pessoas não tem preconceito pois na lei diz que elas podem usar em qualquer lugar, diferente da maconha onde as pessoas tem que se "marginalizarem" pra usa-la... mas tb foda-se, enquanto nao legalizam essa porra, vou continuar fazendo fumaça pq nao liga pras pessoas preconceituosas quanto a isso, não q n goste delas, mas n ligo pros seus preconceitos pois eu ja li e sei oq eh bom e oq eh ruim disso...

Link para o comentário

Ae galera...

vocês nao acham que a descriminilização da maconha é essencial antes de pensarmos em legalização ?

A voz do usuário de maconha é muito rebaixada atualmente, nucna que a palavra de um "maconheiro" contra a de um psicólogo vai ganhar... nem contra um PM ignorante que nao sabe nem o que é direita e esquerda ganha, imagina para mudar a legislação!!

A imagem que foi passada da maconha desde as raízes (os principios) entrou no lado do mal ... nao sei porque! Talvez pela grande maioria de usuários que, mesmo usando a droga, nao faz ideia do seu potencial e acaba recorrendo a ela em todos os problemas, achando que é a solução!

Nao é assim, quanto mas fazes isso, mais entra no vício psicológico! Pois mesmo que o THC nao cause dependencia, o hábito já é uma dependencia assim como tomar a coca no almoço, pode ser o goodnight antes de dormir ..

se nao quiser entrar no hábito, evite fumar sempre no mesmo horário todos os dias... seu organismo vai acostumando isso é ruim!!

É isso ae galera, hoje em dia na sociedade onde os ativistas são PALAS, temos que fazer a elite e quem sabe um artigo que exponha os aspectos ruins (do mal uso) e os bons (fins medicinais e terapeuticos) SEM CORTES!

IRIE!

Postivies vibes brothers...

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • Usuário Growroom

Li os comentaros e vou dizer um pouco do que eu penso...

O topico mostrou um texto que achei massa, me abriu a visão em alguns aspectos, e entrou em concordancia em varios outros... como por exemplo na omissão dos males causados pela mesma. Se tanto os efeitos que agem contra sua vontade forem ressaltados, quanto os que lhe agradam, as pessoas te darão mais atenção, pois mostrará que não estás querendo apenas "vender seu peixe", mas querendo realmente descutir o assunto sem preconceitos.

Não curti muito ao se dizer coisas do tipo "essa eh a verdade", como até repetiram ao longo da descussão. Pode parecer meio viaje de mais, mas eh bem real se voce prestar a atenção. Dizer que a sua conclusão é a verdade eh muito perigoso, pois não eskeçam que estamos lutando contra uma falsa verdade (e muita gente lutando contra nossa falsa verdade)... entre tantas otras verdades sobre o mesmo assunto... QUAL EH A VERDADE???

Eu acho razoavel dizer que seus texto condiz bastante com o "nosso cotidiano", e eh um ótimo ponto de partida para o combate do preconceito perante a sociedade e tbm na lei brasileira. Mas não se esqueçam que o elo entre todos os pertencentes ao growroom.net eh a MACONHA, mas não nescessariamente os fatores que lhe agradam o seu consumo!!!!!!!!!! repetindo, todos estão aki por causa da MACONHA, mas não nescessariamente todos possuem as mesmas opiniões e crenças sobre a mesma!!!

Devemos então juntar forças para conseguirmo mudar essa visão totalmente desturbada sobre a mesma, porém não devemos criar outra visão sobre ela - sendo essa nova visão baseado em religiosidade, no uso recreativo, ou sei lah mais oque - apenas devemos juntar todas pesquisas feitas sem parcialidade, e coloca-las na balança perante a sociedade, para a mesma ver os COMPROVADOS efeitos da planta.

*Se unirmos ao "movivento pró-maconha" as causas do consumo de cada um, esbarraremos na nossa propria barreira da particularidade. Podemos apenas nos referirmos a algumas causas do consumos, mas não relacionando-as com o "verdadeiro" sentido da maconha. (so muito ruim com as as palavras, espero que tenham intendido)

Seria Massa se nós aki do grow mesmo fizesemos uma publicação sobre a cannabis, contendo varias pesquisas serias sobre a mesma, todas com a origem da pesquisa. botanto os prós e contras comprovado CIENTIFICAMENTE por intituições serias (não eskecer nunca da origem das informações). Usaria parte do espaço para algumas pesoas aqui do grow mesmo deixar alguns depoimentos de fatos constrangedores ocorridos por culpa da ilegalidade da mesma, os riscos que o trafico traz aos usuarios, que quase sempre superam muito os males da propria planta. Depoimentos de coisas engraçadas tbm. Fazer comparações com subtancias legalizadas que alteram seu estado normal, mas sem exaltar nossa plantinha - como foi sugerido no texto do tópico - apenas dizer que não eh pior... que eh soh uma questão de vista!!!

(não eskeçamos que imagem não e tudo mas e bastate, tem que haver um visual que chame atenção, com desenhos bem pacificos e alguns meio agressivos pra dar impacto, :P )

Me estendi de mais aqui, tbm, to numa viaji fudida, uehuehue... espero não ter me empolgado de mais... mas vo fica esperando que me digam oque acham dessa idéia sobre um super informativo bem embasado sobre a mesma. (espero a opinião inclusive de quem jah comentou antes de mim). Esse informativo poderia ser principalmente circulado pela internet, assim como também por meio impresso.

E aew uke seis acham? será que rola?

Podem ver que nessa tetativa do dono do topico (me desculpa aew kra, mas eskeci a id) jah nos fez parar e repensar algumas partes e não gerou muita descordancia. Apenas na questão da ideologia que cada um tem sobre a mesma. Acho que seria uma puta ajuda aos movimentos de legalização, mas se feita com bastante cuidado e menor imparcialidde possivel. (tem grandes sites inclusive jah citados aki no grow que nos ajudariam no andamento do trampo).

Eh isso aew, to esperando viu!!

(enquanto isso vou fazer akilo que provavelmente muitos de voceis estão fazendo agora, ueheuhue, abraços!!! )

Link para o comentário

• 4 years later...
  • Usuário Growroom

nossa eu achei esse texto perfeito

nao podemos ignorar o fato de que a ganja faz o seu mal sim

e o que nos livra desse mal é a moderação

tudo em excesso faz mal, e isso é sabido por todos

vamos nos conscientizar e ter mais moderação no nosso consumo

abraços!

Link para o comentário