Ir para conteúdo

Jornalista Mexicana É Decapitada Por Traficantes Devido A Comentários Em Rede Social

DanKai

Recommended Posts

28/09/2011 08h36 - Atualizado em 28/09/2011 10h01

Jornalista é morta por traficantes mexicanos após comentários em rede social

298277_2458257499492_1343779995_32919859_1540469298_n_1.jpgAline Carvalhal

A polícia americana encontrou o corpo decapitado de Marisol Macias Castaneda, jornalista do jornal Primera Hora, da cidade de Nuevo Laredo, México. O corpo acompanhava um bilhete escrito à mão dizendo que ela havia sido morta em retaliação a suas postagens em redes sociais. Esse é o terceiro crime semelhante somente neste mês na cidade de Nuevo Laredo, localizada no estado de Tamaulipas.

soldados.jpg

Soldados guardam cena do crime em Nuevo Laredo

Segundo a polícia, as postagens na rede social local, Nuevo Laredo ao Vivo, resultaram na morte da jornalista. O site compartilha notícias e informações sobre o exército mexicano, marinha e polícia, e inclui uma sessão para reportar a localização dos esconderijos de traficantes e pontos de venda de drogas – possivelmente a informação que enfureceu o cartel mexicanoZetas, gangue de traficantes fundada por desertores militares que se tornou conhecida por assassinatos em massa.

A mensagem encontrada próxima ao corpo fazia referência ao apelido que a vítima usava no website: “La Nena de Laredo”, ou “A Menina de Laredo”. “Nuevo Laredo ao Vivo e redes sociais, eu sou a Menina de Laredo e estou aqui por causa de minhas denúncias e das suas.” – dizia a mensagem – “Para todos que não querem acreditar, isso aconteceu comigo devido a minhas ações, por acreditar no exército e na marinha. Obrigada por sua atenção, respeitosamente, Menina de Laredo… ZZZZ.” As letras ‘Z’ simbolizam o nome Zetas. O grupo tem base na cidade de Laredo, Texas e ainda não foi esclarecido como os assassinos descobriram a verdadeira identidade da jornalista.

No início do mês, um homem e uma mulher foram encontrados mortos em Nuevo Laredo com uma mensagem similar direcionada aos usuários da rede. Ainda sim, não foi encontrada qualquer prova de que os dois haviam de fato postado alguma mensagem, ou em quais sites tinham feito isso.

Residentes de cidades mexicanas que fazem fronteira com os EUA frequentemente postam em redes informações para denunciar a violência do tráfico, já que acreditam estar anônimos. Mídias sociais como salas de bate-papo locais e blogs, Twitter e Facebook, geralmente são a única opção para moradores de cidades violentas evitarem áreas sujeitas a investidas e ataques do tráfico já que veículos maiores se sentem intimidados em reportar a violência.

Segundo a Comissão de Direitos Humanos do México, oito jornalistas foram mortos no país este ano, somando 74 mortes desde o ano 2000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cidade do México 25 set (EFE).- A Polícia mexicana encontrou o corpo decapitado de María Elizabeth Macías, de 39 anos, chefe de redação do jornal "Primera Hora", da cidade de Nuevo Laredo, que foi assassinada por denunciar criminosos nas redes sociais, informou neste domingo a Procuradoria Geral do estado de Tamaulipas.

O corpo desmembrado foi encontrado no monumento a Cristóvão Colombo, situado nas principais avenidas de Nuevo Laredo, com as pernas e o tronco jogados no gramado, enquanto a cabeça foi colocada em um suporte de vasos acompanhada de um teclado de computador, mouses, cabos e buzinas.

Segundo a promotoria, uma mensagem encontrada junto ao corpo destacava que a jornalista utilizava as redes sociais para fazer denúncias contra bandidos.

No último dia 13 de setembro, outros dois jovens foram assassinados e pendurados em uma ponte na cidade, supostamente por utilizar as redes sociais para comentar situações de risco durante a luta do Governo do México com o crime organizado.

Link para o comentário

image_1.jpg

É o mundo que estamos criando, ou as leis de drogas mudam ou veremos isso ou pior aqui no Brasil também, ela postava em um fórum e era blogueira e editora de um site chamado Nuevo Laredo que é um domínio sobre uma cidade desse mesmo nome que fala sobre turismo, notícias em geral, mas como ela andava fazendo denúncias sobre o tráfico através de seu perfil descobriram quem era ela e a assassinaram.

http://www.youtube.com/watch?v=YQCC3dzLGpg

Link para o comentário

• Usuário Growroom

meu camarada me passou um video recente no mexico tbm, dois narcos sao interrogados e decaptados por gente que aparentam ser militares..

culpa dos governantes que preferiram deixar nas maos de bandido algo que poderia ser controlado pelo proprio governo, sem falar os que lucram diretamente com isso.

GUERRA MALDITA!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

foda é que a ideia que o estado junto a midia propagou, de que os usuarioos financiam o trafico, assim se eximindo de suas culpas e responsabilidades...

o povao abraçou essa ideia ate hoje, qdo o assunto vem a tona os alienados botam a culpa nos usuarios e ponto final.

ignorancia programada

Link para o comentário

doutrolado, eu assisti o tropa de elite e ri naquela cena, infelizmente nossa população é tão ignorante que ela tomou essa fábula por regra, como um raciocínio muito evoluído, "o usuário financia o tráfico" e ficou por isso mesmo, é inacreditável como o povo é ingênuo.

capa380.jpg

É Veja, acho que quem mata mesmo é essa sua desinformação e essas manchetes sensacionalistas de merda...

Aqui o Padilha explicando o ponto de vista dos seus filmes:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

doutrolado, eu assisti o tropa de elite e ri naquela cena, infelizmente nossa população é tão ignorante que ela tomou essa fábula por regra, como um raciocínio muito evoluído, "o usuário financia o tráfico" e ficou por isso mesmo, é inacreditável como o povo é ingênuo.

pra mim o povo não é ingenuo, e sim HIPÓCRITA , pessoas preconceituosas que não aceitam o uso de outros tipos de droga senão a sua cachacinha ou o seu veneno de rato(cigarro) e que só tem esse "argumento" de que o usúario é o culpado.

Link para o comentário