Ir para conteúdo

Chamar Estudante Da Usp De Maconheiro É Absurdo, Diz Fhc

InsaneBrain

Recommended Posts

• Usuário Growroom

PM NA USP

Chamar estudante da USP de maconheiro é absurdo, diz Fernando Henrique Cardoso

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou nesta quarta-feira (23/11) o modo como foi conduzida a recente crise sobre a presença da Polícia Militar no campus da USP (Universidade de São Paulo) e recriminou a rotulação dos estudantes que ocuparam a reitoria da instituição como “maconheiros”.

“Certamente considerá-los maconheiros foi um absurdo e não faz nenhum sentido. O modo como foi permitido o episódio aqui [na USP] deu à sociedade a sensação disso”, disse FHC a Última Instância, após participar de um debate sobre a crise internacional no GACInt (Grupo de Análises da Conjuntura Internacional) da USP.

Fernando Henrique, que tem defendido publicamente o debate sobre a descriminalização das drogas, classificou o modus operandi da polícia no caso como “repressivo”. “A repressão faz mais mal do que o uso da maconha”, afirmou o ex-presidente.

FHC, que também foi professor da USP, defendeu a reforma do estatuto da universidade. “Acho que o estatuto deve ser repensado, bem como toda a educação universitária. Esta é uma boa oportunidade para isso”.

O caso

Apesar de a discussão sobre o convênio entre a PM e a reitoria ser mais antiga, a tensão aumentou em 27 de outubro, quando três estudantes da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) foram abordados no estacionamento da instituição sob a alegação de porte e consumo de cigarros de maconha. A ação desencadeou tensão entre estudantes e policiais e foi seguida de uma ocupação da administração da faculdade.

No dia 1º de novembro, reivindicando o fim do convênio entre a PM e a USP, bem como a renúncia do reitor João Grandino Rodas (Nomeado para o cargo pelo então governador José Serra, sem que fosse o mais votado nas eleições), um grupo composto por 73 estudantes ocupou o edifício da reitoria, contrariando deliberação de Assembleia-Geral e o posicionamento oficial do Diretório Central dos Estudantes, o DCE.

A reintegração de posse ocorreu sete dias depois, mediante operação policial que contou com batalhões da Tropa de Choque, da Cavalaria, do GOE (Grupo de Operações Especiais) e do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais). Também dois helicópteros da PM permaneceram sobrevoando a cidade universitária por toda aquela manhã. No mesmo dia uma nova Assembleia ocorreu na FFLCH e deliberou a greve dos estudantes, que permanece até hoje em algumas faculdades.

Leia trechos da entrevista de Fernando Henrique Cardoso:

Última Instância - A USP vive um momento de convulsão, sabemos que existem diversas movimentações políticas que questionam a maneira como a reitoria tem se portado perante o corpo discente. O sr. acredita que já é o momento para que o estatuto seja reformulado?

Fernando Henrique Cardoso - Estou afastado da USP há muito tempo. A última vez que dei aula aqui foi em 1968, e nós já discutíamos isso. Formamos uma comissão paritária e fizemos modificações no estatuto. Quando voltei pra dar um curso na década de 1970, a USP estava novamente discutindo o estatuto. Acho que o estatuto deve ser repensado, bem como toda a educação universitária. Esta é uma boa oportunidade para isso.

Última Instância - O que o senhor pensa sobre parte da opinião pública ter rotulado os estudantes da USP como maconheiros, mantendo o “tabu das drogas”?

Fernando Henrique Cardoso - Certamente considerá-los maconheiros foi um absurdo e não faz nenhum sentido. O modo como foi permitido o episódio aqui deu à sociedade a sensação disso.

Última Instância - A seu ver, esse “modo” foi repressivo?

Fernando Henrique Cardoso - O modo como foi conduzido? Sim. Sou contra a manutenção do tabu das drogas e a favor de uma regulação. E ela não pode se destinar apenas ao universitário, mas a toda a sociedade. A repressão faz mais mal do que o uso da maconha.

Última Instância - A PM é a melhor alternativa para a segurança pública na USP?

Fernando Henrique Cardoso - Não sei em que termos é feito esse policiamento, mas certamente a Polícia de Choque não é a mais indicada.

Fonte: http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/53988/chamar+estudante+da+usp+de+maconheiro+e+absurdo+diz+fernando+henrique+cardoso.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Insane, obrigado por estar contribuindo com nosso forum, com a clipagem de noticias.

Agora, quem tem medo da extrema esquerda de botique do Tio Rey, tem que começar a temer...

Que bom que temos a extrema esquerda, só assim pra balancear a extrema direita, hua ha ha...

E quando a Extrema esquerda estiver contra o Opus Dei, a TFP, a Liga das Senhoras Contra a Máfia Japonesa na USP e etc... To abraçadinho neles! Apesar de achar o pragmatismo sectário deles algo que puxa o movimento estudantil para trás...

Who's Bad? Who's Evil?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Todo extremismo é nocivo, seja de direita ou de esquerda. PQ ambos se alimentam do ódio.

Um depende do outro para sobreviver. Vc vê Chuckzitto, o movimento de extrema esquerda da USP chamou a atenção( e o ódio) de um movimento de extrema direita que são os skinheads.. e assim a coisa se perpetua, uma guerra sem fim.

Bom senso e pacifismo devem prevalecer sempre. Ganja deveria ser sinônimo de paz.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Toda forma de protesto é valida desde que seja pacífica.

Se vc quer fazer um protesto com violência, seja um homem de verdade e faça a violência contra vc mesmo para protestar.

Exemplo, monge budista Thích Quảng Đức, esse sim tem todo meu respeito.

1217300414_Anh-1963.jpg

• Like 1
Link para o comentário

Mas chamar o FHC de tucano a meu ver é desserviço ao debate, o cara é muito maior que o partido que ele representou, tanto é verdade que hoje o PSDB está em queda livre, desde que ele deixou de representar o partido oficialmente, e sim dar declarações e defender causas como a descriminalização.

Link para o comentário

E auto-imolação é incrível forma de protesto mesmo, se um maconheiro fizer isso de duas uma, ou chama a atenção internacional pra causa da descriminalização do usuário no Brasil, que mata milhares de pessoas, ou começam a chamar a gente de doido pra sempre ahahahha

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tem que entender um pouquinho do contexto politico para poder compreender certas declarações...

Ou alguem acha que essa ai não foi uma cutucadinha no Alckmin? Segue o racha no ninho tucano...

Concordo em termos com a colocação do Canada, claro que no contexto pluripartidarista brasileiro, onde partidos grandes e nanicos pendem para o lado que melhor convir a interesses mais pratico$ que ideologicos, realmente estamos rumando para a dicotomia liberaisVs.conservadores...

Agora essa frase "todo extremismo é nocivo" me parece um pouco paradoxal, não? :rolljoint:

• Like 2
Link para o comentário

Dia que o véio morrer daqui uns 5 anos vocês vão entender que ele também é ser humano. Não vejo agenda partidária aí não, ele criticou todo o circo midiático, e é claro os tucanos lá de cima também. Mas esse movimento estudantil é muito maior que partido político.

http://boitempoeditorial.wordpress.com/2011/11/21/a-maconha-e-a-revolucao-democratica/#comment-1619

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O dia que tu vir as minhas fuças tu muda de idéia Chuck, esse negocio de parecer comigo eu não desejo nem pros meus futuros filhos....hahahahahaha.

Dankai eu não tenho nada contra o FHC na verdade, as vezes escrevendo a coisa soa mais agressiva...não tenho culpa se os caras estão polarizados. Infelizmente o sistema politico brasileiro nos deixa as vezes numa situação bem bizarra de defender o indefensavel...é na base do menos pior mesmo. Acho algumas posturas do FH horriveis, mas não digo que a "decada" dele foi perdida e nem que o Lula transformou o Brasil na disneylandia. Raiva pessoal eu não tenho nem do Bolsonaro...de que muda um catzo eu ficar remoendo raiva de alguem?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

pois é, mas infelizmente ex-presidente é ex, e sua a influencia ta ficando cada vez mais defasada. Lástima mesmo, a gente deixar passar a oportunidade quando situação.

é bem essa...... mas eu to aqui, redigindo cartas como alguns...

uma galera aí ta colando adesivo,

outros tão organizando as marchas, coletivos à toda.

se cada um fizer ao menos sua parte, nada poderá ter sido em vão nem ontem, nem hoje, nem nunca.

depende muito mais de cada um do que qualquer opinião cética de quem se julga na platéia.

politicagem partidária, tem cabimento efetivo à causa da descriminalização do uso medicinal, afinal?

para uns sim, mas pra mim não.

ah, essa merda de política........

política cega, denigre, aponta dedo na cara das pessoas sem levantar o devido valor moral.

quando sinto um dedo sendo apontado à mim sempre lembro que outros quatro estão voltados para quem aponta.

e é o bastante.

continuo redigindo cartas.

• Like 1
Link para o comentário

é bem essa...... mas eu to aqui, redigindo cartas como alguns... uma galera aí ta colando adesivo, outros tão organizando as marchas, coletivos à toda. se cada um fizer ao menos sua parte, nada poderá ter sido em vão nem ontem, nem hoje, nem nunca. depende muito mais de cada um do que qualquer opinião cética de quem se julga na platéia. politicagem partidária, tem cabimento efetivo à causa da descriminalização do uso medicinal, afinal? para uns sim, mas pra mim não. ah, essa merda de política........ política cega, denigre, aponta dedo na cara das pessoas sem levantar o devido valor moral. quando sinto um dedo sendo apontado à mim sempre lembro que outros quatro estão voltados para quem aponta. e é o bastante. continuo redigindo cartas.

isso aí mano. Cada um faz sua parte sem esperar glórias e no fim o objetivo é alcançado. as minhas já mandei, ficaram prontas fim de outubro e postei dia 5 de novembro. Alguém mais?

Link para o comentário