Ir para conteúdo

Oea Deve Mudar Ação Antidrogas

Nicodemos

Recommended Posts

• Usuário Growroom
OEA aprova lei contra racismo e deve mudar ação antidrogas

Organização dos Estados Americanos se reuniu nesta quarta na Guatemala
Ação antidrogas busca novas estratégias; Brasil dinamizou lei antirracismo.

guatemala.jpgOEA se reúne na Guatemala (Foto: AFP)

A Organização dos Estados Americanos (OEA) poderá iniciar a mudança de sua política contra as drogas a partir de 2016, após obter um consenso na declaração final da Assembleia Geral que se realiza na cidade guatemalteca de Antigua, informou nesta quarta-feira (5) o chanceler anfitrião, Fernando Carrera.

"Provavelmente, a estratégia 2016-2020 expressará uma renovação na política continental de combate às drogas", afirmou Carrera em entrevista coletiva, ao anunciar um "consenso oral" sobre a declaração final, após uma reunião privada entre chanceleres e chefes de delegações.

O debate, que reúne 26 chanceleres e delegados dos 34 membros ativos da OEA, gira em torno da busca de novas estratégias diante da evidência de que a atual política antidrogas americana, baseada na repressão, é um fracasso.

A discussão é baseada em um relatório elaborado pela OEA solicitado durante a Cúpula das Américas de 2012, em Cartagena (Colômbia), por iniciativa do presidente guatemalteco, Otto Pérez, visando buscar alternativas à guerra contra as drogas.

Carrera informou ainda que haverá uma reunião extraordinária da OEA no próximo ano para aprofundar a nova estratégia regional contra este flagelo, prevista para o primeiro semestre de 2014.

O chanceler destacou que antes da Assembleia Geral extraordinária será preciso aprofundar os insumos técnicos com a recopilação de informações, reuniões inter-regionais e análises da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS).

"Os insumo técnicos poderão ser discutidos no primeiro semestre do próximo ano, em uma data a ser definida, em uma assembleia geral extraordinária da OEA".

oea.jpgSecretário de Estado norte-americano, John Kerry, chegando à convenção da OEA (Foto: AFP)

"Na Assembleia Extraordinária os chanceleres terão insumos técnicos (...) para ir aprofundando o diagnóstico e a elaboração de propostas".

"Posteriormente, na Assembleia Geral dos chanceleres procuraremos tratar da busca de resultados, de direcionamentos, o que seria o início de uma discussão para definir a estratégia continental contra as drogas para o período 2016-2020".

Segundo Carrera, a proposta será levada à "conferência mundial sobre política de combate às drogas convocada pelas Nações Unidas para 2016".

"Com isto definimos um caminho para ir orientando e reorientado a política continental de combate às drogas" a partir de 2016, concluiu.

Racismo
Nesta quarta (5) também a OEA anunciou a aprovação de duas convenções interamericanas durante a Assembleia Geral: a primeira contra o racismo, a discriminação e a segunda contra a intolerância.

O ministro guatemalteco das Relações Exteriores, Fernando Carrera, disse em entrevista coletiva que foram aprovadas a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Conexas de Intolerância; e a Convenção Interamericana contra toda forma de Discriminação e Intolerância.

Carrera explicou que com isto se pretende reduzir a discriminação contra grupos minoritários, mas esclareceu que não abre caminho para o matrimônio entre homossexuais.

O chanceler recordou que tais instrumentos estavam em processo de negociação nos últimos oito anos na OEA e que foram aprovados graças ao dinamismo e protagonismo do Brasil.

Carrera destacou que agora se inicia um processo que inclui a assinatura de cada país e a ratificação pelos respectivos Congressos.

Os dois instrumentos reconhecem "o gozo e o exercício em condição de igualdade de todos os direitos humanos", assim como os direitos das "vítimas de discriminação e de intolerância nas Américas".

fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/06/oea-aprova-lei-contra-racismo-e-deve-mudar-acao-antidrogas.html

• Like 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Growroom Premium

2016-2020?

até lá, mais de um milhão de pessoas de bem, serão encarceradas injustamente.

Deve ser o prazo dado entre os que lucram com a proibição, para direcionarem suas atividades altamente lucrativas para outra área.

Enquanto isso, OSMULA TERRA e LARANJA PODRE e seus astecas enchem seus rabos de dinheiro com respaldo da lei e da política.

E o STF, muito ocupado?

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

2016-2020?

até lá, mais de um milhão de pessoas de bem, serão encarceradas injustamente.

Deve ser o prazo dado entre os que lucram com a proibição, para direcionarem suas atividades altamente lucrativas para outra área.

Enquanto isso, OSMULA TERRA e LARANJA PODRE e seus astecas enchem seus rabos de dinheiro com respaldo da lei e da política.

E o STF, muito ocupado?

é isso ai irmão, e tem horas que eu acho que essas reuniões, publicações e tal são só pra amenizar a pressão dos pró-legalização. O pessoal fica achando que agora vai e não se empenha no ativismo. Sei lá, eu temo isso.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Rapaziada, para legalizar agora qualquer maneira é valida!!!

O ativismo tem que se multiplicar a cada ano que passar, mas as coisas na política são assim, tem gente achando que iam se reunir para mudar agora no fim do ano..

2016 esta aí, se isso for um assunto realmente debatido entre eles agora, os próximos candidatos a presidente ano que vem terão que se posicionar!!

Tão querendo mudar as leis dos países do nosso continente, ou seja, mesmo se o Brasil não se unir aos outros países e mudar a política anti drogas, nossos países vizinhos serão um exemplo que não poderá ser ignorado.

:rasta:

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

A partir de 2016? Eu não esperava que a mudança fosse da noite pro dia mas, isso é muito tempo! Enquanto a legalização/regulamentação não chega, precisamos assegurar pelo menos nosso direito ao cultivo para consumo próprio, e é nisso que devemos focar nosso ativismo.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

A partir de 2016? Eu não esperava que a mudança fosse da noite pro dia mas, isso é muito tempo! Enquanto a legalização/regulamentação não chega, precisamos assegurar pelo menos nosso direito ao cultivo para consumo próprio, e é nisso que devemos focar nosso ativismo.

Concordo em número, gênero e grau! Discutir sobre DROGAS é muito amplo e difícil temos é que argumentar pura e somente sobre a REGULAMENTAÇÃO DO CULTIVO CASEIRO DE CANNABIS e a DESCRIMINALIZAÇÃO DO USUÁRIO.....devemos também apelas E MUITO para o lado medicinal!! Estamos generalizando a anos, e ninguem nesse brasilzão vai aceitar a idéia de que um usuário de crack poderá usa-lo livremente......se a gente continuar batendo na tecla de abordar o assunto de forma generalizada ( todas as drogas ) vamos ficar a merce dessa corja corrupta e fétida!

• Like 3
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Concordo com o que a maioria falou ai.... mas pra mim a notícia já foi boa pra mostrar que os países estão abandonando a guerra as drogas oficialmente... quebrando argumentos proibicionistas, tipo do Laranjeiras no Roda Viva, que os países estão intensificando a repressão...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

2016????? Até lá nem sei se ainda to vivo!

Chega de injustiça!!!!!!!

Por falar em STF, alguém com conhecimento na área poderia, por favor, dizer se o Luis Roberto Barroso é bom para nossa causa ou não.

Eu posso estar errado, mas eu vejo que ele vai fazer a diferença. Espero!!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Concordo em número, gênero e grau! Discutir sobre DROGAS é muito amplo e difícil temos é que argumentar pura e somente sobre a REGULAMENTAÇÃO DO CULTIVO CASEIRO DE CANNABIS e a DESCRIMINALIZAÇÃO DO USUÁRIO.....devemos também apelas E MUITO para o lado medicinal!! Estamos generalizando a anos, e ninguem nesse brasilzão vai aceitar a idéia de que um usuário de crack poderá usa-lo livremente......se a gente continuar batendo na tecla de abordar o assunto de forma generalizada ( todas as drogas ) vamos ficar a merce dessa corja corrupta e fétida!

Também concordo. O primeiro passo pra legalizar a ganja é deixar claro que ela não tem nada a ver com as drogas pesadas que realmente destroem muitos que as usam. Mas a maconha NAO se encaixa nesse modelo.

Muitas vezes vejo o pessoa dizendo pra liberar as drogas, mas deviam focar só na maconha. Eu já li um texto pra um projeto de lei que foi elaborado pelo GR e ficou muito bom. Mas será que não existe uma brecha? TEm que deixar o povo das faculdades pesquisar aqui dentro, conseguir talvez uma plano experimental com usuários que relatem suas experiencias

Eu vejo aqui no GR como a galera é inteligente e articulada, se isso não é sinal de que a maconha pode sim ser como qualquer outra droga recreacional, o que mais é?

Quem já pensou em fazer um vídeo e mandar pras emissoras de TV sobre a verdade REAL da maconha?

Acho que o maconheiro precisa partir pra um confronto mais direto. A gente pode se aparecer sem se expor. Ser ouvido sem ter que gritar.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

mano, mesmo as que destroem e causam danos horríveis devem ser descriminalizadas.

vide o modelo da holanda que oferece heroína pro seu viciado, em ambulatório.

ele não precisa roubar, porque tem sua droga grátis.

ele não tem overdose, porque as doses tem acompanhamento médico

ele não espalha aids nem hepatite, porque não compartilha mais seringas

lhe é oferecido programas de desintoxicação e auxílio..

a aids no país diminuiu 50%.. dentre infinitos benefícios

isso que é redução de danos. isso que é tirar dinheiro de bandido.

• Like 3
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu sou o unico que acha 2016 uma data bastante proxima hehe???

Concordo totalmente que todas as drogas deveriam ser legalizadas(embora nao faca uso de nenhuma a nao ser a canabis)concordo tambem que isso sim eh a verdadeira reducao de danos,e a verdadeira maneira de se acabar com a criminalidade que gira entorno delas...Mas,isso nao vai acontecer tao cedo,na verdade vejo esse cenario, no momento,como pura utopia.E tenho certeza que se comecarmos a defender a legalizacao de outras drogas,por mais que seja correto, junto com a legalizacao da erva,estaremos dando um tiro no pe.Na minha visao,misturar canabis com outras substancias ilicitas eh o que os proibicionistas estao tentando fazer.Pra mim isso ficou muito claro nos discursos dos deputados...

Pra mim,o movimento deveria se focar exatamente no contrario.Desassociar a canabis do resto,inclusive do alcool e tabaco.E principalmente,ter como base o auto-cultivo.

Abracos

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

mano, mesmo as que destroem e causam danos horríveis devem ser descriminalizadas.

vide o modelo da holanda que oferece heroína pro seu viciado, em ambulatório.

ele não precisa roubar, porque tem sua droga grátis.

ele não tem overdose, porque as doses tem acompanhamento médico

ele não espalha aids nem hepatite, porque não compartilha mais seringas

lhe é oferecido programas de desintoxicação e auxílio..

a aids no país diminuiu 50%.. dentre infinitos benefícios

isso que é redução de danos. isso que é tirar dinheiro de bandido.

Então Ice, eu também concordo com esse modelo porque legalizar a ganja realmente não via resolver todos os problemas.

Mas começar por ela é mais fácil porque querendo ou não ela é vista como uma droga menos nociva por todo mundo que tem 2 neurônios funcionais. E depois até pra tratar o vício de drogas mais pesadas (já fazem isso em outros lugares)

Depois que a maconha for legal, as pessoas vão ver que nada mudou a não ser o fim do tráfico da mesma.

Eu na MINHA opinião acho que até mesmo a cocaína tem um lugar como droga recreacional, porém controlada e fornecida pelo governo. Mas teria que ser uma coisa muito bem arquitetada e quem usar vai ter que demonstrar que sabe se controlar e nunca vai pisar na bola.

Acho que as drogas, assim como o álcool, não são bem um direito, mas sim um PRIVILÉGIO. Pode usar quem for de maior e responsável. Quem usar vai ter de saber respeitar os limites porque senão queima o filme dele e dos outros usuários.

Link para o comentário