Ir para conteúdo

Mujica Diz Que Nunca Fumou Maconha E "Nem Tem Ideia" Do Que Seja


Na_Bruxa

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Mujica diz que nunca fumou maconha e "nem tem ideia" do que seja

Fonte

22 de Julho de 2013

22h16

atualizado às 22h32

De acordo com números da Junta Nacional de Drogas, 20% dos uruguaios de idades entre 15 e 65 anos consumiu maconha alguma vez na vida

O presidente do Uruguai, José Mujica, um ex-guerrilheiro de 78 anos cujo governo está envolvido em um controverso processo para legalizar a compra, a venda e o cultivo da maconha, declarou nesta segunda-feira que "jamais" em sua vida provou a droga e que não tem "ideia" do que seja.

Em declarações à emissora Radio Carve, Mujica, que passou 13 anos preso em duras condições antes e durante a ditadura uruguaia (1973-1985) e que é reconhecido internacionalmente por sua austeridade e seu modesto modo de vida, disse saber que "muitos jovens" já fumaram maconha em seu país.

Mujica surpreendeu o mundo em meados do ano passado quando anunciou que, como medida para combater o narcotráfico e a violência, pretendia impulsionar uma medida para legalizar e regularizar o mercado da maconha, fazendo do Estado o responsável por sua produção e distribuição.

A ideia, segundo expressou em diversas ocasiões, é "roubar" o mercado dos traficantes, cujas atividades "são piores que a droga".

Após um ano de debate durante o qual o presidente pediu que a população se informasse sobre as drogas e sobre os fins de seu plano, o Parlamento uruguaio votará na próxima semana um projeto de legalização que, se for aprovado, habilitará o cultivo doméstico de plantas de maconha e criará um organismo público que outorgará licenças para a venda e a produção da droga.

O desconhecimento de Mujica sobre a maconha contrasta com seu hobby, já que o líder, que doa quase 90% de seu salário presidencial a fins benéficos, se dedica a cultivar flores em sua humilde casa para vendê-las nos mercados de Montevidéu.

De acordo com números da Junta Nacional de Drogas, 20% dos uruguaios de idades entre 15 e 65 anos consumiu maconha alguma vez em sua vida e 8,3% a consumiu no último ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Parabéns Mujica! discreto, sagaz, inteligente e pra frente!

Uruguai depois da lei aprovada da legalização do aborto teve uma taxa de 0% de mortalidade das gravidas..

e vai pensando certo em relação as drogas...

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Ele tá fazendo o papel dele de presidente. Não pode falar que já fumou ou fuma. A não ser que diga que não tragou? :-)

Parabéns ao mujica. Espero que sirva de exemplo para América do Sul, especialmente o Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Bom vamos ter uma Amsterdam da América latina, brasileirada vai injetar tanta grana naquela economia que os caras vão ficar doidos. O problema do Uruguay é a proximidade com o Brasil, tenho medo do que pode acontecer com eles se a bandidagem daqui começar a perder dinheiro, vão enviar comboios de bandidos para gerar o terror lá, não demora vão barrar entrada de brasileiros asuhasae.

Pequenos traficantes vão descer ao Uruguay para comprar legalmente erva de qualidade e distribuir aqui com preços altos, gente para comprar não vai faltar. E o Brasil por outro lado vai querer gastar mais grana para tentar impedir esse comércio o que vem fazendo já a tanto tempo sem sucesso algum.

Infelizmente a estrutura politica do Brasil foi feita por poucos para beneficiar poucos, enquanto as leis não forem debatidas corretamente, com respaldo cientifico e sem politicagem vai ser essa merda que é hoje em dia.

Admiro os Uruguaios pois da para notar que existe uma preocupação em debater os temas abertamente, o parlamento deles já podia ter aprovado essa lei pois tem maioria no senado, mas não o fizeram ainda pois metade da população se mostrou contrária a medida. Acho muito legal quando essa vontade de tomar a melhor decisão para o País vem de cima e não de baixo como acontece no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...