Ir para conteúdo

Maconha só faz mal para a gengiva, diz estudo

Bas

Recommended Posts

Quem nunca se esqueceu do fio dental que atire a primeira pedra. Se você costuma pular essa etapa, sua saúde corre o mesmo risco que a de quem fumamaconha.

O que não significa muito. Segundo um estudo feito com mais de mil neozelandeses, usar cannabis não tem grandes efeitos negativos para a saúde, com uma exceção: aumenta o risco de problemas nas gengivas.

A pesquisa acompanhou os voluntários desde o nascimento até a meia-idade. Dos 18 aos 38 anos, os participantes completavam questionários quanto aos seus hábitos de saúde e uso de álcool, tabaco e maconha.

No final do estudo, os pesquisadores analisaram o estado de saúde dos participantes, especialmente o funcionamento dos pulmões, inflamações em geral, saúde metabólica e a situação dos dentes.

Mesmo as pessoas que fumavam há 20 anos não apresentaram problemas de saúde acima do considerado normal para não fumantes.

Mas o uso da cannabis resultou em mais casos de periodontite, uma inflamação que começa nas gengivas e que pode fazer os dentes caírem.

Sem contar os problemas no sorriso, quem fumou maconha teve até algumas vantagens ao longo do tempo: em média, eles tinham menos gordura no corpo, um Índice de Massa Corporal mais baixo e uma circunferência menor de barriga.

A mesma pesquisa que absolve a maconha condena o tabaco. A inflamação da gengiva era muito mais comum entre os que fumavam cigarro, o pulmão não funcionava tão bem, os níveis de colesterol e triglicérides estavam altos e a saúde piorava entre os 26 e os 38 anos.

Os cientistas acham que um dos fatores é a quantidade - quem usa cannabis geralmente fuma menos baseados em um dia do que a média de cigarros de um fumante.

Os pesquisadores não querem que o estudo faça as pessoas pensarem que maconha não faz nenhum mal.

A líder da pesquisa, Madeline Meier, já usou os dados dos mesmos participantes para avaliar o efeito da maconha na saúde mental - e aí os resultados foram mais complicados.

Os participantes tinham mais chance de desenvolver psicoses e até um QI médio menor.

Para quem fuma maconha, o conselho dos pesquisadores é dobrar a atenção com o sorriso - falta de higiene não explica totalmente a inflamação na gengiva, mas os cientistas descobriram que os fumantes esquecem mais de escovar os dentes que as outras pessoas. Eca!

fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/maconha-so-faz-mal-para-a-gengiva-diz-estudo

• Like 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

A líder da pesquisa, Madeline Meier, já usou os dados dos mesmos participantes para avaliar o efeito da maconha na saúde mental - e aí os resultados foram mais complicados.

Os participantes tinham mais chance de desenvolver psicoses e até um QI médio menor.

Querendo ou não isso é verdade.

Eu fui recentemente em uns simposios de maconha (medicinal e efeitos)   e tem certos tipos de pessoas portadoras de um gene especifico ( tem 3 tipos, vc tem um ou outro)   ja esta comprovado que a galera que tem 1 certo tipo  dos 3 , se fumar maconha  pode vir a desenvolver esquizofrenia mais CEDO. ( provavelemntej a iria desenvovler, com a canabis vc adianta isso em 10 , 15 anos) .  Isso decorrente das maconahs com alto teor de THC , o curioso que se associado com CBD ele exerce um fator protetor contra esquizofrenia.

Bem interessante, as pesquisas estão surgindo aqui no Brasil. Dr Zuardi tem otimas pesquisas.

• Like 4
Link para o comentário

• Usuário Growroom
4 hours ago, Mitocondria said:

Querendo ou não isso é verdade.

Eu fui recentemente em uns simposios de maconha (medicinal e efeitos)   e tem certos tipos de pessoas portadoras de um gene especifico ( tem 3 tipos, vc tem um ou outro)   ja esta comprovado que a galera que tem 1 certo tipo  dos 3 , se fumar maconha  pode vir a desenvolver esquizofrenia mais CEDO. ( provavelemntej a iria desenvovler, com a canabis vc adianta isso em 10 , 15 anos) .  Isso decorrente das maconahs com alto teor de THC , o curioso que se associado com CBD ele exerce um fator protetor contra esquizofrenia.

Bem interessante, as pesquisas estão surgindo aqui no Brasil. Dr Zuardi tem otimas pesquisas.

mas tem algum indicador de alguns destes 3 tipos ? tipo, tem como a pessoa descobrir antes de ter  a esquizofrenia ?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mesmo com toda higiene observei que quando fumo determinados tipos de erva tenho um certo tipo de inflamação nas gengivas. Principalmente os prensados paraguaios.!!! As vezes buds de growers que erraram na mão de fertilizantes, na secagem e na cura também.

Para consertar isso tem ser uma strain orgânica de qualidade e bem preparada!! Então acho que não pode generalizar maconha e sim tipos de maconha!!! E quando digo tipo estou generalizando os genótipos com seus respectivos cuidados, secagem, armazenamento, tempo de cura, umidade e todo processo anterior até chegar ao consumo.

Então não é a maconha que faz mal para gengiva e sim a qualidade da maconha que se fuma.

A natureza não comete falha. Faz bem para isso e faz mal para aquilo não existe. Ela é perfeita. Quem conhece do "Entourage Effect" sabe disso!!!

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom
8 hours ago, Juniaum said:

Mesmo com toda higiene observei que quando fumo determinados tipos de erva tenho um certo tipo de inflamação nas gengivas. Principalmente os prensados paraguaios.!!! As vezes buds de growers que erraram na mão de fertilizantes, na secagem e na cura também.

Para consertar isso tem ser uma strain orgânica de qualidade e bem preparada!! Então acho que não pode generalizar maconha e sim tipos de maconha!!! E quando digo tipo estou generalizando os genótipos com seus respectivos cuidados, secagem, armazenamento, tempo de cura, umidade e todo processo anterior até chegar ao consumo.

Então não é a maconha que faz mal para gengiva e sim a qualidade da maconha que se fuma.

A natureza não comete falha. Faz bem para isso e faz mal para aquilo não existe. Ela é perfeita. Quem conhece do "Entourage Effect" sabe disso!!!

Exato! Acredito nisto tb, talvez algum fungo ou algo do tipo causado pela ~cura~ nao feita dos pren pren?

8 hours ago, Juniaum said:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não acho que tenha a ver com prensados, ou falta de cura, o estudo foi feito na Nova Zelândia.

Será que pode ter alguma relação com a diminuição na produção de saliva que acontece? A famosa boca seca?

• Like 2
Link para o comentário

• 11 months later...
  • Usuário Growroom
Em 05/06/2016 at 22:36, BeTHC disse:

Não acho que tenha a ver com prensados, ou falta de cura, o estudo foi feito na Nova Zelândia.

Será que pode ter alguma relação com a diminuição na produção de saliva que acontece? A famosa boca seca?

Cara, tenho convicção que a boca seca influencia muito isso. A boca seca pode não explicar plenamente, mas grande parte. A saliva é o elixir da vida da boca. A saliva mantem, renova, corrige, colori... os tecidos da boca. Só o fato de inibir a produção da mesma, já desfavorece a saude bucal. Por exemplo, alguma substância poderia não alterar a liberação de saliva na boca, mas alterar a sua composição; a alteração da composição pode tb desfavorecer.

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Em 04/06/2016 at 09:20, Juniaum disse:

Concordo com vc q a natureza não comete falhas e não faria sentido fazer bem e fazer mal ao mesmo tempo. No entanto tem substâncias que tem efeitos dependentes de volume de concentração plasmática. Exemplo: Li recentemente que a adrenalina, hormonio natural e essencial para a vida, dependendo da sua concentração, tem efeito vasoconstritor ou vasodilatador. Ou seja, apesar de concordar basicamente contigo, considero não ser tão simples assim. A questão que estamos tratando pode ser influenciada pelas coisas q vc falou, pode ser dependentes da composição ativa da fumaça (thc:cbd por exemplo)/organismo inalante, pode ser por combustão do material (talvez a forma fumada seja obrigatoriamente "desfavorável"...

• Like 2
Link para o comentário