Concordo quase integralmente com o Jahbaa, mas acho que ele e o Togo tem uma visão errada da bolsa de valores. Sim, comprar ações é uma aposta, mas não é como roleta, é como corrida de cavalos. Vc pode pesquisar qual cavalo é mais seguro apostar (tipo, saúde atual e rendimento anterior etc...), e quanto menos seguro for apostar num tal cavalo, maior vai ser suas chances de perder tudo, mas maior vai ser seu ganho (risco). Só que ao invés de cavalos, vc aposta em empresas. O sucesso da empresa se reflete na valorização do seu patrimônio (sobe o preço das ações, especulação) e no maior repartimento de lucros (os tais dividendos, pagos anualmente, semestralmente...).
É claro que há diversas fraudes que podem ser aplicadas no mercado financeiro, como informação privilegiada, profecias auto-realizáveis (já viram o filme "Wall Street"? O primeiro, com o Charlie Sheen)... Mas é errado dizer que entrar na bolsa é = perder. O amigo da loja de móveis, p. ex., pode ser muito bem sucedido e se aposentar cedo vendendo a loja dele para uma grande empresa (o que vai reduzir o custo operacional, graças a logística e demissão de funcionários, e provavelmente queda de salários e benefícios etc...).
Resumindo, o sistema é maus pois pouquíssimos são bem sucedidos, mas também não é determinista. É injusto, mas não fatal. Sacam? Não defendo o sistema, mas acho melhor apontar com precisão as falhas do sistema, e não simplesmente condenar tudo num pacote fechado. Senão fica impossível até propor uma transição, pois teria que ser muito abrupta, e isso já se mostrou prejudicial historicamente...
Ah, uma única ação da Ambev tá na casa dos R$80-90, mas vc teria que comprar um lote com 100. A não ser que compre no mercado fracionário, aí as ações da Ambev podem ser compradas em lotes menores (2, 5, 15, 50... depende da oferta), mas geralmente custa uns 3-7% a mais. De qualquer forma, não sei se a Ambev dispõe disso, mas dependendo do tipo de ação, uma única ação já pode te dar o direito de participação nas decisões da empresa, geralmente em assembléias, mas a sua voz se dilui dentre todos os acionistas. As vezes tendo um volume x de ações, vc passa a ter o direito de participar em conselhos etc... Varia, mas é, a princípio, democrático (até o ponto em que o poder econômico enviesa essa "democracia").
Sorte e Paz ae, e parabéns pelo nível do debate galera!