Ir para conteúdo

Dúvida muito sincera. Há meses mal saio de casa.

CobyJJ

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Bom momento a todos nós, pessoal. De antemão peço perdão pelo texto. Meu problema se extende por quase dois anos, achei que dividir com vocês ajudaria na compreensão. Agradeço demais desde já qualquer atenção dada ao tópico, de verdade.

Acompanho o fórum há algum tempo e só agora tomei coragem de me inscrever e postar aqui. Me sinto angustiado demais por meu problema não ter sido causado por excesso em demasia e por soar como "fraqueza", mas infeliz e vergonhosamente é uma questão que eu não consegui lidar sozinho. 

Vou fazer 24 anos. Uso a cannabis há cerca de quatro anos de forma esporádica, mas só há dois fiz disso um hábito. A história é familiar: tudo corria maravilhosamente bem até que uma noite sozinho em casa (depois de uma semana fumando muito e ter acabado de fumar um prensado de pessima qualidade) tive um ataque de pânico terrível. A paranoia pra mim foi tamanha que perdi o senso do que era ou não real, e caí numa espiral que ia desde brisa com demônios e afins até pensamentos instrusivos dos mais desnecessários possíveis. 

Dormi com aquilo na cabeça, na esperança de acordar melhor. Negativo, passei o domingo com medo, e naquela mesma noite, não fumei, mas bebi e tive o mesmo episódio de taquicardia, tremores e paranoia. A coisa se repetiu e se extendeu a situações sociais, mas nada tão péssimo a ponto de me constranger demais. Desenvolvi sudorose compulsiva (algo psicossomático pelo visto), tive insônia por alguns meses e os pensamentos intrusivos continuaram por um bom tempo. 

Fiquei um tempo sem usar nada e tentando lidar com essas questões sozinho. Até que voltei a fumar e, mesmo eu não "sendo o mesmo", acreditei que o melhor era desencanar, que o uso me "amadureceria" pra aprender a lida com aquilo. Isso foi no final do ano passado. Estava trabalhando, frequentava a academia e fumando cada vez mais. Acabei deixando o stress do trabalho e de algumas mudanças da vida influenciarem no quanto eu fumava (normalmente eu sequer me estressaria tanto, nunca fui cabeça quente e sempre prezei saber lidar com as emoções), cada vez mais eu ia aumentando a dose, ficando mais irritadíço e estressado e fumando ainda mais...

Chegou a um ponto em que o stress, a falta de estímulo mental da rotina e o excesso de maconha (não sei ao certo se foi isso, mas passei a fumar pra olhar pro nada) fizeram minha cabeça entrar num estado alterado quase que constante. Perdi totalmente o trato social com os outros (sempre me comuniquei muito bem e tive vários amigos), passei por situações extremamente constrangedoras, minha auto-estima foi lá embaixo, não conseguia escrever uma mensagem de texto sem que me viesse um pico de ansiedade e eu passasse a pensar mil coisas além de absorver tudo de ruim emocionalmente. Tinha medo de LITERALMENTE tudo, o que se traduziu num comportamento fechado e naturalmente agressivo/enérgico, eu nunca, nunca fui desse jeito, não é minha natureza.

Estou há meses mal saindo de casa, infelizmente não estou trabalhando pois mal consigo me comunicar normalmente com estranhos, ganhei muito peso e a depressão pegou forte. Me tornei uma pessoa que, francamente, não sou eu. Afastei praticamente todos os amigos e conhecidos por medo de me julgarem mal (não consigo concatenar um raciocínio sem ficar disperso ou demonstrar comportamento anormal no geral, parecendo meio "sequelado" ao falar). Cheio de amargura, sensação de não pertencimento e sentimentos ruins na cabeça, nunca fui esse tipo de pessoa. Sem que parece tudo uma frescura do caçete, tenho total noção. Estou morrendo de vergonha, mas infelizmente não soube lidar com isso tentando "deixar pra lá", acho que tem algo bem alterado, porém simples de resolver.

Estou aos poucos melhorando, tentando meditar, voltar a fazer exercícios físicos e resgatar a vida, sei que fora essa confusão toda nada em mim mudou de fato, já consegui interagir tranquilamente em algumas poucas ocasiões. Mas em comparação a como eu era, minha situação ainda é precária.

Alguém poderia auxiliar na compreensão desse fenômeno? Estou com muitas dúvidas sobre o que foi tudo isso e até hoje creio que a confusão e o não saber seja a causa de eu não conseguir me ajudar direito. 

Me perdoem nocamente pelo tamanho do texto. Obrigado de verdade por parar pra dar uma lida. Qualquer palavra ou insight açerca disso será de extremo auxílio, estou aberto a quaisquer sugestões. Abraço à todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

ja passei por isso bro, isso pode ser relativo, quando comecei fumar maconha aos 13 anos 1 ano depois eu tive um crise existencial que durou muitos anos, era uma trip muito estranha que me fazia sentir desconectado do meu corpo direto, sempre parecia que eu ia acordar de um sonho ou que eu era na verdade um sonho de alguem e que nada fazia sentido, mas blz anos e anos se passaram e eu continuei fumando e isso passou, porém alguns anos depois ela voltou disfarçada, anos passado eu virei pai, 2 meses antes disso acontecer eu tive um colapso mental nervoso por excessos de pensamento creio que descrevam isso como epifania  naquele momento acarretou diversas coisas, como depressão, crise de ansiedade, panico achava que ia morrer a qualquer momento pois sempre que fumava me dava uma paranoia que meu coração estava rapido demais, mas era tudo coisa da cabeça, porém hoje eu passei por tudo isso e ja estou de boa denovo, e oque me ajudou ?justamente tudo que vc falou, primeiro vc tem que centrar sua vida, tirar todos os stress cotidiano, depois se ocupar muito, mas muito mesmo, trabalhar, fazer excercicio, sempre se manter ocupado, e alias o excercicio e muito bom e li recentemente que pode ser um dos motivos desses desencadeamento de ansiedade, quando praticamos excercicios aerobicos, o corpo começa a produzir opioides que são as endorfinas, isso mesmo o corpo produz moleculas que são derivadas do opio, qual as funções dela ? tem varias, uma regula o humor, outra o sono, outra regula aquele sentimento de bem estar e felicidade o cerebro é pura reação quimica, por isso que quando vc ta depressivo te dão um antdepressivo porque ele faz uma reação quimicar no cerebro com endorfinas, porem podemos fazer isso naturalmente sem agredir nosso corpo, ate ai blz, mas porque isso daria panico ou ansiedade ? para pessoas que nunca praticaram esporte nao faz diferenças pois os niveis de endorfina sao regulado para aquele sistema, mas para quem faz excercicios como nós caso vc seja uma pessoa que realmente seja focada e pratique todo dia parar de se exercitar e engordar e o mesmo que parar de usar heroina, parar de usar heroina da varios efeitos colaterais como ansiedade abistinencia ate mesmo panico, é e justamente isso pode ser so por falta do seu cotidiano antigo, as vezes fumar de mais deixa vc mais fadigado mais preguiçoso e vc para de fazer as coisas que realmente fazem bem para seu corpo, e é ai que a maconha entra e te da esses tipos de alerta, vc mesmo disse os motivos, parar de trabalhar, de amigos, de excercicio, tudo que le fazia melhor vc parou de fazer e vc continua ignorando achando que pode ser coisa da sua cabeça, lembre-se sempre mente e corpo sã se vc nao se cuida no corpo vc nunca vai ter uma mente tranquila e se vc nao tem uma mente tranquila nao tera um corpo sã

enquanto aos pensamentos estranhos, normal, eu sou ateu tinha pensamentos estranhos mas nunca com demonios , a gente cre no que o subconciente quer coloca nessas horas crise, entao para mim era outras coisas em vez de demonios, pensava em morte essas coisas mas é so seu cerebro trabalhando tmb, hoje em dia eu aprendi que é sempre ver os dois lados da coisas mesmo que seja ruim porque pode ser que de bom como vc imagina mas nao tera a surpresa caso de ruim pois ja imginavas tmb !

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Irmao,

Tive esse problema, crises de ansiedade e de pânico.

A maconha pode fazer isso sim, e faz como fez cmg. Trato a 2 anos com anti depressivos e ansiolíticos. Cortei meu consumo em 90% (mesmo planando minha própria ganja) e hoje tenho 100% de consciência que a maconha me faz mal, e sempre que fumo de mais fico mal.

procure um psiquiatra, e pega leve  Na ganja

abracos

Link para o comentário

• Usuário Growroom

se pa to passando por isso tb

eh algum tipo de conflito interno? tipo vc n sabe no que acredita.. no que defende,sua posiçao perante esse mundo moderno loco..ae vc se sente perdido e isso lógico vai te bota pra baixo..

qlq coisa manda msg ae

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olha...maconha não é pra todo  mundo...existem estudos que inclusive desaconselham o uso antes dos 25...30 anos...muito cuidado, se eu fosse vc não repetiria o uso e buscaria um aconselhamento médico. Uma ganja com alto teor de CBD e pouco teor de Thc tambem pode ser a saída, mas aí só plantando.

Cuide de sua saúde mental e boa sorte!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Já passei por isso também, parei de fazer todas minhas coisas deixei de ir pra faculdade. Nessa época a maconha desencadeava paranoias e crises de ansiedade , aí eu parei por um tempo e ficava só em casa na depressão mesmo. O negócio é procurar um médico mesmo e se puder pedir auxílio da família em horas como essa. 
Hoje em dia fumo maconha regularmente e ela até me ajuda a entender minhas paranoias, mas claro cuidando pra não usar em excesso e não se expor a situações em que fumar te deixe ansioso.

Link para o comentário